Futebol pra mim é paixão

A Torcida

Um esporte erguido pela massa, sustentado pela massa, que existe e permanece em função da massa.

A massa, o povo e o torcedor que vibra e canta a cada jogo, e o movimento que torce e faz torcer. Sem torcida o futebol é sem graca, sem alma, parece meio deslocado no tempo, sem sentido. Praticamente não existe.

Outros protagonistas se vão, mas a torcida fica

Futebol é muito mais do que bons jogadores, uma boa comissão técnica e uma diretoria competente. Tudo isso passa, jogadores são vendidos, a comissão técnica sempre muda, os nomes da diretoria nunca permanecem.

Os envolvidos com o espetáculo são todos profissionais, vão em busca de crescimento, melhores salários, e se uma proposta melhor aparecer, eles vão embora, alguns sem pensar duas vezes.

A torcida não, ela fica, ela não está, ela é, permanece desde o nascimento, fiel, sempre presente, seja em frente a TV ou na arquibancada do estádio.

Futebol não é feito apenas de resultados

O futebol não é frio, não é formado apenas por resultados, a massa que torce e sofre vai permanecer, e é através dela que o clube sempre vai encontrar forças para se reerguer. Por isso, mesmo em época de crise, a torcida permanece ali, junto com o clube, como se estivesse ajudando a socorrer a sua paixão.

Enfim, do que adianta ser a maior torcida, ter uma característica vibrante, ser famosa por incendiar o caldeirão, se a grande maioria continua distante dos estádios, como se fossem proibidos de entrar ou freqüentar a própria casa?

O time só sobrevive com torcida. É necessária essa sintonia para que as duas partes sejam beneficiadas. O torcedor é um apaixonado pelo futebol, por tudo o que rodeia esse esporte magnífico, mas precisa ter mais oportunidades de estar sempre ao lado de sua paixão.