Precisando da vitória para tentar sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, as Gurias Furacão entraram em campo nesta sexta (12), no CT do Caju, para encara o Bahia. Depois de um primeiro tempo equilibrado, as rubro-negras voltaram dispersas para a segunda etapa e acabaram surpreendidas pelas baianas, que saíram na frente com gol de Juliana. Mas as Gurias não baixaram a cabeça e foram em busca da virada com gols de Maiara e Duda Tosti. Com a vitória por 2 a 1, o Furacão deixa temporariamente a zona de rebaixamento, ultrapassando o Real Brasília nos critérios de desempate.
Primeiro tempo fraco e com chances desperdiçadas
Com emoção: logo no início do jogo, Rafinha tentou recuar a bola e entregou nos pés da adversária, que saiu cara a cara com Thaís Helena. Por sorte, a jogadora errou o chute e mandou para fora. A bola passou muito perto da meta atleticana. A partida seguiu disputada e as Gurias até buscaram o ataque, mas pecaram muito no último passe e desperdiçaram boas oportunidades ofensivas. A melhor chance do Rubro-Negro saiu após um bate-rebate na área, quando a jogadora atleticana arriscou o chute e acertou o poste da goleira Camila. Mas a primeira etapa ficou mesmo no 0 a 0.
Furacão sai atrás, mas Maiara comanda a virada
No segundo tempo, o Bahia começou pressionando e tentando comandar as ações, porém sem levar perigo à meta de Thaís Helena. Aos poucos, as Gurias tomaram as rédeas do jogo, mantendo a posse de bola, enquanto as baianas esperavam para encaixar o contra-ataque. Esbarrando no mesmo erro da etapa inicial, as atleticanas acabavam facilitando a vida das defensoras adversárias por forçar demais a última bola. E como a máxima do “quem não faz, leva” sempre funciona, foi isso mesmo que aconteceu. Aos 31′, em jogada de contragolpe, Juliana invadiu a área pela direita e tocou na saída de Thaís Helena para abrir o placar: Bahia 1 a 0.
O gol, porém, acordou as Gurias, que foram para cima em busca da virada. Comandadas por Maiara, que entrou muito bem na partida, as rubro-negras chegaram ao empate aos 40′. Em chute fraco e despretensioso da entrada da área, Maiara contou com um frangaço de Camila para igualar o marcador: a goleira baiana deixou a bola passar por entre suas pernas e a viu morrer no fundo das redes. E a virada também passou pelos pés de Maiara. Já nos acréscimos, a jogadora invadiu a área e foi derrubada: pênalti! Na cobrança, Duda Tosti bateu no cantinho e marcou o gol da vitória rubro-negra.
Segue a luta contra o rebaixamento
Faltando 4 rodadas para o fim da primeira fase, o Athletico segue brigando contra a degola. Apesar de ainda ter chances de classificação, já que o 8º colocado soma 14 pontos, o foco do time de Brenno Basso ainda é evitar o rebaixamento. Com 10 pontos, o Rubro-Negro ocupa provisoriamente a 12ª posição, a primeira fora da ZR, com a mesma pontuação do Real Brasília que, no domingo (14), enfrenta a Ferroviária, fora de casa.
Na reta final, as Gurias encaram o São Paulo (fora), Cruzeiro (casa), Avaí/Kindermann (fora) e Palmeiras (casa).
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.