Um movimento formado por torcedores dos clubes de Curitiba pretende fazer com que as autoridades voltem a liberar as bandeiras com mastros nos estádios de futebol da capital. Desde o ano 2000, uma resolução interna da Secretaria de Segurança Pública vetou a entrada das bandeiras com mastro nos estádios. Passados seis anos, a causa não foi novamente rediscutida, apesar de não ter havido mais incidentes graves nas praças esportivas de Curitiba.
Para tentar modificar esse quadro, foi criado o movimento Retorno das Bandeiras. Os membros estão fazendo um abaixo-assinado eletrônico para a divulgação via internet, angariando simpatizantes da causa. Os interessados em participar do movimento devem mandar um e-mail com o nome completo e RG ou CPF para o endereço [email protected].
De acordo com os membros do movimento, o objetivo do abaixo-assinado é propor às autoridades envolvidas com a segurança pública e os eventos ligados ao futebol paranaense que liberem nos estádios de futebol de Curitiba a entrada de torcedores portando bandeiras (com mastro) relacionadas ao seu time. Historicamente, a utilização de bandeiras nos jogos de futebol é uma parte do espetáculo que colabora com a festa promovidas pelas torcidas em prol de seus times.
Kyocera Arena
Apesar de oficialmente as bandeiras com mastro estarem proibidas nos estádios de Curitiba desde o ano 2000, o Atlético proibiu a entrada desse acessório a partir de 1999, com a inauguração da Arena da Baixada. A justificativa do clube é que as bandeiras atrapalham a visão dos proprietários de camarotes do estádio, além da questão da segurança, que acabou proibindo as bandeiras com mastros grandes em qualquer praça esportiva de Curitiba.
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.