Barbieri demorou a ser demitido do Athletico-PR (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
Foto: José Tramontin/athletico.com.br

OPINIÃO: Barbieri nunca foi técnico do Athletico-PR; entenda

Com toda certeza e oficialmente, Maurício Barbieri trabalhava como treinador do Athletico, mas nunca potencializou o lado técnico e tático da equipe. A oscilação dos jogadores e não manter um jeito de jogar permanente ou que evoluísse é o que escancara isso. Essa é a explicação para resultados como o 3 a 0 para o Maringá e 4 a 1 para o Botafogo-SP, na Ligga Arena. Caracteriza também uma saída tardia de um comandante que não tinha certezas, apesar de ficar quatro meses no cargo.

Quem deve ser o próximo técnico do Athletico?

Falta de convicção

Absolutamente nenhum atleta do Furacão não teve uma fase ruim desde o início do trabalho do técnico, no dia 26 de dezembro de 2024, ou teve a titularidade incontestável. Até mesmo Mycael não passa mais ileso. Porém, o esquema tático mostra como, em mais de quatro meses, Barbieri não encontrou a melhor maneira de controlar e vencer a partida. Até mesmo não controlar e sair com a vitória seria uma opção, mas Maurício não acho essa alternativa.

(Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
(Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

Em todas as coletivas, se protegeu com o discurso de que via evolução no esquema de um jogo para o outro, mas na partida seguinte trocava até mesmo os jogadores que foram bem anteriormente. Incoerente consigo mesmo, teve cada vez mais o trabalho contestado pela torcida que pedia alteração e, quando deu o braço a torcer, desempenhou melhor, como quando sacou Raul dos titulares e optou por Falcão.

Raul durante treino. Foto: Duda Matoso/athletico.com.br
Foto: Duda Matoso/athletico.com.br

Barbieri demorou a ser demitido do Athletico-PR

Isso mostra como “ser técnico” não é somente ter o status ou trabalhar como um. É um trabalho coletivo, apesar de tomar as decisões finais sozinho. Assim, cumprir o que Barbieri mandou e treinou à risca não beneficiou os jogadores e não fez manter uma ideia clara do que ele queria mudar ou tentou implementar no Rubro-Negro.

Athletico-PR precisa do atacante em boa fase (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
Foto: José Tramontin/athletico.com.br