O Athletico-PR venceu o Paysandu por 2 a 1, fora de casa, na noite desta sexta-feira (4), na estreia pela Série B do Campeonato Brasileiro 2025, no Mangueirão. Porém, o resultado poderia ter sido diferente dada a atuação do lateral-esquerdo Fernando, MUITO inferior tecnicamente comparado ao resto do elenco e abaixo do nível até mesmo que a Série B exige. Há possibilidades concretas do jogador comprometer o acesso à Série A do Furacão, caso Barbieri não “dê baixa” no atleta ou não tenha uma contratação acima do defensor.

Fernando compromete desempenho
O primeiro tempo do camisa 6 foi de uma atuação vexatória, que não comprometeu apenas o desempenho individual do atleta, mas o coletivo de todo o time e, consequentemente, das últimas semanas de trabalho de Maurício Barbieri. Com um cartão amarelo logo aos 18 minutos, o jogador fez diversas faltas após a advertência e poderia ter sido expulso. Além disso, aplicou jogadas de perigo, como carrinhos e reclamações com a arbitragem. Para “fechar com chave de ouro”, Fernando desviou o chute de Leandro Vilela, que culminou no gol de empate do Papão, sem chances para Mycael.
Já na segunda etapa, o lateral foi menos acionado pelo ataque do Paysandu, que foi menos agressivo durante períodos do segundo tempo, para tranquilizar a torcida do Athletico-PR. Porém, o perigo do lado esquerdo da defesa foi iminente durante todo o jogo, apesar de Fernando ter sido tardiamente substituído aos 40 minutos do segundo tempo, por Lucas Belezi, o que fez Léo jogar pela lateral-esquerda.

A conclusão é que, apesar de Léo Derik ser jovem, precisa de oportunidades no lugar de Fernando, caso o técnico do Furacão não queira mudar a posição de Léo Pelé, novamente, para jogar na posição da qual já atuou. O treinador Rubro-Negro pode não ter a confiança nos atletas, mas não deve depositar essa certeza de titularidade no camisa 6, que não corresponde físico e muito menos tecnicamente.
Leia a opinião
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.