Foto: Instagram/Santos
Foto: Instagram/Santos

OPINIÃO: Santos erra ao arriscar idolatria para buscar acesso com Athletico-PR?

O goleiro Santos está de volta para jogar pelo Athletico-PR até o fim de 2026. O Fortaleza fechou junto ao Furacão um contrato de empréstimo por dois anos, que culmina no encerramento do vínculo com o Laion.

Aos 34 anos, ele volta para se desafiar em um cenário de Série B em que não chega com a titularidade garantida. Por isso, cabe a pergunta do que ele quer ser dentro do clube: ‘mero’ coadjuvante ou goleiro principal?

Foto: Instagram/Santos
Foto: Instagram/Aderbar

Santos volta com status de ídolo

Após o Athletico-PR cair para Série B com quatro “medalhões” em 2024, há dúvidas em relação a repatriar ídolos de um passado, como foi no caso de Pablo, Nikão, já em outros clubes, e Thiago Heleno, que também deve deixar o Furacão. Fernandinho é outro que sequer recebeu proposta para renovação.

Por isso, os athleticanos devem preferir esperar o tempo necessário para saber se Santos é o nome certo para trazer mais experiência para o time em meio a tantas baixas.

Mas fato é que o goleiro pode ser o jogador que pode inspirar Mycael, assim como foi para Bento e Léo Linck. Ele e Matheus Soares são os goleiros mais recentes vindos da base, com a diferença que Mycael tem a titularidade incontestável após “roubar” de Linck, em 2024.

Foto: Instagram/Santos
Foto: Instagram/Aderbar

Santos deixou o Furacão após ter feito as categorias de base e ser revelado pelo clube. O jogador tem no currículo duas Sul-Americanas (2018 e 2021) e uma Copa do Brasil (2019) com a camsa rubro-negra, sendo fundamental nas maiores conquistas da história do Athletico-PR. Aderbar Melo dos ‘Santos’ Neto chegou ao Furacão em 2009.