29 jan 2014 - 14h21

Confira a análise tática do Sporting Cristal

Na noite desta quarta-feira (29), o Furacão estará em Lima, no Peru, para enfrentar o Sporting Cristal pela primeira fase da Taça Libertadores da América. A equipe atleticana retorna ao maior torneio das Américas depois de nove anos e espera conseguir vencer Los Cerveceros para chegar a fase de grupos da Taça Libertadores.

A equipe peruana vive um momento complicado, pois na pré-temporada foram três partidas, com um empate e duas derrotas. Além de não conseguir resultados positivos nesta pré-temporada 2014, Los Cerveceros tem a mudança no comando tático como uma situação importantíssima. A equipe que era comandada por Claudio Vivas, teve seu momento excepcional em campo com o 4-3-3 em ação. O novo treinador do time peruano, o argentino Daniel Ahmed, não conseguiu encaixar a equipe no 4-3-3 ou no 4-5-1 e tem deixado a equipe jogar no 4-4-2 em linha, tendo em alguns momentos dos amistosos, dando liberdade para o lateral-direito Advincula apoiar e jogar como ponta, com o recuo de Aquino, para temporariamente atuar no 4-3-3. Outra situação que Ahmed tem testado é quando o jovem Alexis Cossio está em campo. Cossio pode atuar tanto na lateral-esquerda como meio-campista e faz com que a equipe tenha seus momentos ofensivos retornar ao esquema 4-3-3.

No ataque, los celestes buscam sempre retornar ao 4-3-3 para atacar, pois foi com esta formação, sob o comando de Claudio Vivas, que a equipe peruana conseguiu seus melhores momentos na temporada 2014. Quando não tem a bola, Ahmed faz com que a equipe peruana se posicione com as duas linhas de quatro, bem compactadas para não deixar espaços para jogadas individuais.

Escalações

Sporting Cristal*: Penny; Advíncula, Balbín, Delgado e Yotún; Cazulo, Calcaterra Aquino (Cossio) e Nuñez; Ross e Ávila.

Atlético*: Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson (Dráusio) e Natanael (Lucas Olaza); Deivid, João Paulo, Fran Mérida e Zezinho; Marcelo e Éderson.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: O lateral-direita Advíncula será uma das principais válvulas de escape da equipe peruana e também jogará muito no campo de ataque, como ponta direita. No meio de campo, Cazulo é um segundo volante que tem um desarme preciso e consegue sair jogando e Calcaterra é o cérebro da equipe peruana e todas as bolas passam pelos seus pés para chegarem com maior qualidade aos jogadores da linha de frente dos Cerveceros.

Caminho da vitória: O lado direito da zaga peruana se torna muito vulnerável nos contra-ataques pelas frequentes subidas do lateral-direito Advíncula. Se conseguir jogar em velocidade, o time atleticano sempre terá vantagem numérica na construção de jogadas pelo lado esquerdo do ataque rubro-negro. Outro ponto que é favorável é a baixa estatura dos zagueiros do Sporting: Balbín tem 1,80m de altura e Delgado tem 1,83m de altura e nas jogadas aéreas, o atacante Marcelo, de 1,82m, poderá levar a melhor e garantir a vitória atleticana.

Esquema tático e o provável time do Sporting Cristal [arte: Caio Gondo]



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…