Em reunião do Conselho Deliberativo na noite de segunda (29), o Athletico apresentou seu Balanço Patrimonial referente ao ano de 2023 com recorde no superávit e principalmente na geração de receitas.
O clube arrecadou mais de R$ 898 Milhões no ano de 2023 e teve um resultado operacional positivo de R$ 383 Milhões. Não necessariamente este valor de resultado positivo se refere a dinheiro em caixa, uma vez que grande parte do montante de recebimento de valores sobre a venda de jogadores, se refere a recebíveis futuros, ou seja, os clubes que compraram irão pagar de forma parcelada.
Além destes valores puxados pelo recebimento na venda de atletas, houve um considerável incremento na antecipação de cotas de TV pela venda nos próximos 50 anos, dinheiro este que se não for bem administrado, desaparece e fará falta no futuro
Também houve um incremento de valores pra CAP S/A em virtude do acordo tripartite realizado a respeito da questão do pagamento da reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo 2014. Com o acordo, essa pendência foi resolvida mas cabe novamente destacar que não se trata de dinheiro em caixa, propriamente falando.
Houve também um incremento considerável, na ordem de 18 % na arrecadação de sócios e queda na arrecadação na cota de TV anual e premiações. Também vale destacar o aumento considerável da despesa com atletas o que pode indicar um aumento na folha ou uma adequação ao mercado.
Com este balanço o clube mostra mais uma vez o profissionalismo na gestão financeira e que vai até onde sua arrecadação permite, sem crucificar o futuro do clube.
Confira aqui o arquivo completo.
Colaboração exclusiva: Haroldo Beltrão Netto – 46 anos, Controller e Athleticano