24 maio 2022 - 22h03

Pré-jogo, matemática da classificação e possíveis adversários da Libertadores

Na próxima quinta-feira (26) o Furacão recebe o Caracas na Arena da Baixada às 19 horas pela última rodada da fase de grupos da Libertadores da América.

A equipe que vai a campo na quinta deve ser a mesma que enfrentou o Avaí no último domingo (22). Felipão declarou após o jogo que está bem próximo de sua “equipe ideal” depois de conseguir repetir a escalação do jogo anterior diante do Libertad.

A única dúvida até o momento é o zagueiro Pedro Henrique que saiu lesionado no segundo tempo da partira diante do Avaí. Caso não tenha condições para a partida, Matheus Felipe deverá ser o substituto.

Provável Furacão: Bento; Khellven, Pedro Henrique (Matheus Felipe), Nico Hernández e Abner; Hugo Moura, Christian e David Terans; Cuello, Canobbio e Pablo.

O Caracas é o lanterna do grupo B com 6 pontos, com uma vitória e três empates em cinco jogos.

O retrospecto é favorável ao rubro-negro paranaense. Nas três vezes que as equipes se enfrentaram o Athletico saiu vitorioso em duas (relembre aqui) e nesta edição da Libertadores o Furacão trouxe o empate da Venezuela na primeira rodada do grupo.

Matemática para a classificação

A matemática é bem simples e o mais importante de tudo é que o rubro-negro depende apenas de si mesmo para garantir a classificação.

Uma vitória simples (10 pontos) e até mesmo um empate (8 pontos) garantem ao menos o segundo lugar no grupo.

Para garantir a primeira colocação (que não ocorre desde a primeira participação no ano de 2000), o Athletico fica na torcida por um empate ou derrota do Libertad (7 pontos) no duelo contra o The Strongest (6 pontos).

Mesmo em caso de vitória dos paraguaios, o rubro-negro também pode garantir a primeira colocação. Basta tirar a diferença no saldo de gols, que hoje está em dois (Libertad -1 e Athletico -3).

Em caso de empate o rubro-negro vai a 8 pontos e garante a segunda colocação, independente de quem sair vitorioso no outro jogo do grupo. Se também ouver empate no Paraguai o grupo se mantém do mesmo jeito e o rubro-negro classificado na segunda colocação.

O Furacão só fica de fora da próxima fase se perder para o Caracas em plena Arena da Baixada. Para evitar um vexame ainda maior precisaria torcer para o The Strongest não vencer o Libertad no Paraguai para ficar ao menos na terceira colocação e disputar a Sul-Americana.

Possíveis adversários

Como pode se classificar tanto em primeiro ou segundo lugar do grupo, o torcedor atleticano ainda não tem muita certeza de quais adversários o Athletico poderá enfrentar nas oitavas de final.

Atualmente o regulamento de Libertadores realiza o sorteio com as equipes separadas em dois potes: primeiros colocados no pote 1 e segundos colocados no pote 2.

É possível enfrentar equipes do mesmo grupo. Como já aconteceu com o rubro-negro em 2019 quando enfrentou o Boca Juniors nas oitavas de final.

Abaixo a Furacao.com traz para você todos os possíveis adversários do rubro-negro em caso de classificação para as oitavas de final da Libertadores da América.

Grupo A

Palmeiras já garantiu a primeira colocação com seis vitórias em seis jogos (18 pontos). O segundo lugar ficou com o Emelec (8 pontos), que goleou o Independiente Petrolero por 7 a 0 na última rodada para garantir a classificação.

Palmeiras 4 x 1 Deportivo Táchira: terça-feira (24/05), 21h30

Emelec 7 x 0 Independiente Petrolero: terça-feira (24/05), 21h30

Grupo B

Libertad x The Strongest: quinta-feira (26/05), 19h00

Athletico x Caracas: quinta-feira (26/05), 19h00

Grupo C

O Estudiantes garantiu a primeira colocação do grupo com 13 pontos. O Vélez Sarsfield ficou em segundo, com 8 pontos.

Nacional 3 x 0 Bragantino: terça-feira (24/05), 19h15

Vélez Sarsfield 4 x 0 Estudiantes: terça-feira (24/05), 19h15

Grupo D

O Atlético Mineiro ficou em primeiro do grupo empatado com o Tolima com 11 pontos, ficou na frente pelo saldo de gols.

Atlético-MG 1 x 2 Tolima: quarta-feira (25/05), 21h

Independiente Del Valle 3 x 0 América-MG: quarta-feira (25/05), 21h

Grupo E

Vagas em aberto entre Deportivo Cali (8 pontos), Corinthians (8 pontos) e Boca Juniors (7 pontos).

Boca Juniors x Deportivo Cali: quinta-feira (26/05), 21h

Corinthians x Always Ready: quinta-feira (26/05), 21h

Grupo F

River Plate foi o primeiro colocado com 16 pontos, possui a segunda melhor campanha da fase de grupos. Fortaleza foi o segundo com 10 pontos.

Colo-Colo 3 x 4 Fortaleza: quarta-feira (25/05), 19h

River Plate 8 x 1 Alianza Lima: quarta-feira (25/05), 19h

Grupo G

Maior surpresa desta fase de grupos, o Colon garantiu a primeira colocação com 10 pontos. O Cerro Porteno ficou em segundo com 8 pontos e se classificou graças a um gol a mais de saldo.

Peñarol 2 x 1 Colon: quarta-feira (25/05), 21h

Cerro Porteño 0 x 1 Olimpia: quarta-feira (25/05), 21h

Grupo H

Único grupo que já estava definido antes do início da última rodada da fase de grupos. Flamengo em primeiro lugar com 16 pontos (terceira melhor campanha) e o Talleres em segundo, com 11 pontos.

Flamengo 2 x 1 Sporting Cristal: terça-feira (24/05), 21h30

Universidad Católica 0 x 1 Talleres: terça-feira (24/05), 21h30

*Este texto será atualizado com o passar da rodada.

O sorteio para as oitavas de final será realizado na próxima sexta, dia 27 de maio, às 13 horas de Brasília.



Últimas Notícias