24 maio 2022 - 22h03

Pré-jogo, matemática da classificação e possíveis adversários da Libertadores

Na próxima quinta-feira (26) o Furacão recebe o Caracas na Arena da Baixada às 19 horas pela última rodada da fase de grupos da Libertadores da América.

A equipe que vai a campo na quinta deve ser a mesma que enfrentou o Avaí no último domingo (22). Felipão declarou após o jogo que está bem próximo de sua “equipe ideal” depois de conseguir repetir a escalação do jogo anterior diante do Libertad.

A única dúvida até o momento é o zagueiro Pedro Henrique que saiu lesionado no segundo tempo da partira diante do Avaí. Caso não tenha condições para a partida, Matheus Felipe deverá ser o substituto.

Provável Furacão: Bento; Khellven, Pedro Henrique (Matheus Felipe), Nico Hernández e Abner; Hugo Moura, Christian e David Terans; Cuello, Canobbio e Pablo.

O Caracas é o lanterna do grupo B com 6 pontos, com uma vitória e três empates em cinco jogos.

O retrospecto é favorável ao rubro-negro paranaense. Nas três vezes que as equipes se enfrentaram o Athletico saiu vitorioso em duas (relembre aqui) e nesta edição da Libertadores o Furacão trouxe o empate da Venezuela na primeira rodada do grupo.

Matemática para a classificação

A matemática é bem simples e o mais importante de tudo é que o rubro-negro depende apenas de si mesmo para garantir a classificação.

Uma vitória simples (10 pontos) e até mesmo um empate (8 pontos) garantem ao menos o segundo lugar no grupo.

Para garantir a primeira colocação (que não ocorre desde a primeira participação no ano de 2000), o Athletico fica na torcida por um empate ou derrota do Libertad (7 pontos) no duelo contra o The Strongest (6 pontos).

Mesmo em caso de vitória dos paraguaios, o rubro-negro também pode garantir a primeira colocação. Basta tirar a diferença no saldo de gols, que hoje está em dois (Libertad -1 e Athletico -3).

Em caso de empate o rubro-negro vai a 8 pontos e garante a segunda colocação, independente de quem sair vitorioso no outro jogo do grupo. Se também ouver empate no Paraguai o grupo se mantém do mesmo jeito e o rubro-negro classificado na segunda colocação.

O Furacão só fica de fora da próxima fase se perder para o Caracas em plena Arena da Baixada. Para evitar um vexame ainda maior precisaria torcer para o The Strongest não vencer o Libertad no Paraguai para ficar ao menos na terceira colocação e disputar a Sul-Americana.

Possíveis adversários

Como pode se classificar tanto em primeiro ou segundo lugar do grupo, o torcedor atleticano ainda não tem muita certeza de quais adversários o Athletico poderá enfrentar nas oitavas de final.

Atualmente o regulamento de Libertadores realiza o sorteio com as equipes separadas em dois potes: primeiros colocados no pote 1 e segundos colocados no pote 2.

É possível enfrentar equipes do mesmo grupo. Como já aconteceu com o rubro-negro em 2019 quando enfrentou o Boca Juniors nas oitavas de final.

Abaixo a Furacao.com traz para você todos os possíveis adversários do rubro-negro em caso de classificação para as oitavas de final da Libertadores da América.

Grupo A

Palmeiras já garantiu a primeira colocação com seis vitórias em seis jogos (18 pontos). O segundo lugar ficou com o Emelec (8 pontos), que goleou o Independiente Petrolero por 7 a 0 na última rodada para garantir a classificação.

Palmeiras 4 x 1 Deportivo Táchira: terça-feira (24/05), 21h30

Emelec 7 x 0 Independiente Petrolero: terça-feira (24/05), 21h30

Grupo B

Libertad x The Strongest: quinta-feira (26/05), 19h00

Athletico x Caracas: quinta-feira (26/05), 19h00

Grupo C

O Estudiantes garantiu a primeira colocação do grupo com 13 pontos. O Vélez Sarsfield ficou em segundo, com 8 pontos.

Nacional 3 x 0 Bragantino: terça-feira (24/05), 19h15

Vélez Sarsfield 4 x 0 Estudiantes: terça-feira (24/05), 19h15

Grupo D

O Atlético Mineiro ficou em primeiro do grupo empatado com o Tolima com 11 pontos, ficou na frente pelo saldo de gols.

Atlético-MG 1 x 2 Tolima: quarta-feira (25/05), 21h

Independiente Del Valle 3 x 0 América-MG: quarta-feira (25/05), 21h

Grupo E

Vagas em aberto entre Deportivo Cali (8 pontos), Corinthians (8 pontos) e Boca Juniors (7 pontos).

Boca Juniors x Deportivo Cali: quinta-feira (26/05), 21h

Corinthians x Always Ready: quinta-feira (26/05), 21h

Grupo F

River Plate foi o primeiro colocado com 16 pontos, possui a segunda melhor campanha da fase de grupos. Fortaleza foi o segundo com 10 pontos.

Colo-Colo 3 x 4 Fortaleza: quarta-feira (25/05), 19h

River Plate 8 x 1 Alianza Lima: quarta-feira (25/05), 19h

Grupo G

Maior surpresa desta fase de grupos, o Colon garantiu a primeira colocação com 10 pontos. O Cerro Porteno ficou em segundo com 8 pontos e se classificou graças a um gol a mais de saldo.

Peñarol 2 x 1 Colon: quarta-feira (25/05), 21h

Cerro Porteño 0 x 1 Olimpia: quarta-feira (25/05), 21h

Grupo H

Único grupo que já estava definido antes do início da última rodada da fase de grupos. Flamengo em primeiro lugar com 16 pontos (terceira melhor campanha) e o Talleres em segundo, com 11 pontos.

Flamengo 2 x 1 Sporting Cristal: terça-feira (24/05), 21h30

Universidad Católica 0 x 1 Talleres: terça-feira (24/05), 21h30

*Este texto será atualizado com o passar da rodada.

O sorteio para as oitavas de final será realizado na próxima sexta, dia 27 de maio, às 13 horas de Brasília.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…