Libertadores: Caracas é o primeiro adversário do Furacão na competição
O primeiro adversário do Athletico em mais uma Libertadores que se aproxima já sentiu na pele os ventos do Furacão.
Na próxima terça-feira (05/04) o rubro-negro estreia na Copa Libertadores da América 2022 diante do Caracas, da Venezuela, no Estádio Olímpico.
Apesar de não ser das equipes mais conhecidas no cenário sul-americano o torcedor atleticano lembra muito bem das duas vezes em que o Atletico enfrentou a equipe venezuelana.
Afinal ambos os confrontos foram em 2018, pela fase de oitavas de final da campanha do primeiro título da Sul-Americana do rubro-negro (ainda no antigo formato da competição).
E em ambas as oportunidades, o “El Paranaense” saiu vitorioso.
Histórico de confrontos
Caracas 0 x 2 Athletico Paranaense – Jogo de ida – 19/09/2018
O rubro-negro vinha embalado na competição. Tiago Nunes havia acabado de assumir o comando técnico do clube e a classificação em cima o Peñarol na fase anterior (com direito a goleada na partida no Uruguai) tornavam o Furacão favorito para o duelo.
No primeiro tempo da partida o Athletico exerceu sua superioridade, mas demorou para converter suas chances em gol. Foi só aos 41′ que o rubro-negro abriu o placar com gol de Raphael Veiga.
No segundo tempo o Athletico seguiu superior aos mandantes, até que chegou ao segundo gol, mais uma vez com Raphael Veiga, deixando o rubro-negro com a classificação bem encaminhada para o jogo de volta na Arena da Baixada.
Athletico Paranaense 2 x 1 Caracas – Jogo de volta – 03/10/2018
Na Arena da Baixada, o Furacão aproveitou a força da torcida e foi para cima do Caracas. Foram diversas chances de gol, mas apenas Marcelo Cirino conseguiu balançar as redes na primeira etapa.
No segundo tempo o Caracas voltou para o tudo ou nada e conseguiu o empate logo aos 3 minutos. Com o placar favorável do jogo de ida, o rubro-negro soube se defender e decidiu a classificação com Renan Lodi fechando o placar.
Momento do adversário
O Caracas é o maior campeão venezuelano com 12 títulos. Mas não passa por um bom momento no campeonato deste ano. A equipe ocupa a décima colocação, com apenas uma vitória em cinco jogos disputados.
Cidade e estádio
O primeiro jogo disputado entre as equipes nesta fase de grupos será na cidade de Caracas, capital da Venezuela.
A cidade conta com um pouco mais de 2 milhões de habitantes e fica a 900 metros de altitude. O que não proporciona nenhuma dificuldade em relação a jogos com grande altitude, já que Caracas fica um pouco mais abaixo do que Curitiba (934 metros) com relação ao nível do mar.
A equipe venezuelana manda seus jogos no Estádio Olímpico de La UCV (Universidad Central de Venezuela).
Não é um estádio onde haja grande pressão da torcida pois é em boa parte aberto e ainda possui uma pista de atletismo entre o campo e a arquibancada. Possui capacidade para 24.900 torcedores, além do futebol não ser um esporte assim tão popular naquele país.
Opinião
Para mim, é um dos duelos mais tranquilos do Furacão dentro do grupo. Precisa trazer os três pontos no primeiro jogo e largar bem na competição.
Previsão nos dois duelos: duas vitórias do Athletico.
O jogo de volta contra o Caracas é o último da fase de grupos e está previsto para ocorrer no dia 26 de maio, na Arena da Baixada.