14 nov 2001 - 0h01

Para entrar na história

O Atlético voltou ao normal. O time derrotou o Sport por 2 a 1, de virada, na Arena da Baixada e está na posição que lhe é de direito: a primeira colocação do Campeonato Brasileiro. Apesar da liderança temporária (o São Caetano tem a mesma pontuação e um jogo a menos), o time não jogou bem e sentiu a ausência de vários titulares.

Com Rodriguinho em lugar de Kleberson e Adriano no de Souza, o meio-campo não produziu o mesmo número de jogadas ofensivas e o ataque formado por Kléber e Alex Mineiro foi pouco abastecido. O Sport apostou em um jogo defensivo, jogando com três zagueiros e tentando impedir que o Atlético saísse na frente.

A tática acabou dando certo quando, aos 15 minutos, o Leão saiu na frente. Marcelo Passos cobrou falta com perfeição e colocou a bola no ângulo de Flávio. O gol não calou os quase 10 mil atleticanos presentes na Baixada. Sentindo que era hora do apoio, os rubro-negros imediatamente passaram a gritar o nome do time, incentivando os atletas.

Aos 29, a pressão deu resultado. Rogério Souza cobrou uma falta da esquerda e Kléber, com um leve toque de cabeça, empatou o jogo e entrou para história. Com o gol, ele se tornou o maior artilheiro do rubro-negro em um único Campeonato Brasileiro, superando uma marca de 13 gols atingida anteriormente pelo próprio Kléber em 2000, por Paulo Rink em 96 e Washington, em 83.

No segundo tempo, o técnico Geninho foi obrigado a mexer no time para dar maior força ao Furacão. Assim, sacou Rogério Souza e colocou Geraldo na lateral-esquerda, deslocando Fabiano para a direita. Depois, tirou Rodriguinho e colocou Adauto. O gol começou a amadurecer aos 26 minutos, quando Kléber cabeceou uma bola na trave.

Aos 30 minutos, o zagueiro Gaúcho empurrou Adriano na área e cortou a bola para a entrada da área. O gaúcho Fabiano Gonçalves marcou o pênalti. Kléber cobrou de modo perfeito, fazendo seu décimo quinto gol no Brasileiro e se igualando a Romário na vice-artilharia. Cinco minutos depois, a torcida assistiu ao fato lamentável da noite: Jean, do Sport, agrediu um gandula de modo covarde e foi expulso. A torcida não deixou de homenagear o garoto, gritando “gandula, gandula”.

Para garantir o resultado, Geninho trocou Alex Mineiro por Pires. Fabiano Gonçalves voltou a errar na concessão dos acréscimos. Assinalou que daria 3 minutos extras, mas acabou deixando o jogo correr até os 50 minutos. Com a vitória, o Atlético foi para 47 pontos. Já o Sport está praticamente rebaixado para a Série B. O clube tem somente 3% de chances de disputar a Série A de 2002 caso o regulamento seja mantido.

%ficha=198%



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…