6 abr 2005 - 23h34

Curiosidades de Atletibas: o 1º clássico

Neste fim de semana, Atlético e Coritiba disputam o Atletiba número 323. O clássico, que a partir da década de 30 passou a ser denominado como “cotejo da rivalidade”, devido às duras batalhas protagonizadas pelos dois rivais, teve seu primeiro capítulo escrito no dia 20 de abril de 1924.

A partida era válida pelo Torneio Início, uma preparação para o Campeonato Paranaense e que tinha jogos mais curtos. Mas, mesmo com menos tempo de bola em jogo, o Rubro-negro, que debutava numa competição oficial, venceu o rival por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Ary e Mota.

Além do Coritiba, o Atlético jogou também contra o Palestra Itália (empatando por 2 a 2) e Universal (perdendo por 1 a 0), ficando com a segunda colocação na competição. A formação atleticana no campeonato era: Tapyr; Marrecão, Ferracio, Malelo, Franico, Lourival, Smyth, Ary, Marrequinho, Motta e Alipio.

A partida contra o Coxa, que abria a participação atleticana no Torneio Início, foi a primeira que o time disputou com sua tradicional camisa Rubro-negra, que, segundo a Gazeta do Povo da época, chamavam atenção por serem “batutas”.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…