Curiosidades de Atletibas: o 1º clássico
Neste fim de semana, Atlético e Coritiba disputam o Atletiba número 323. O clássico, que a partir da década de 30 passou a ser denominado como cotejo da rivalidade, devido às duras batalhas protagonizadas pelos dois rivais, teve seu primeiro capítulo escrito no dia 20 de abril de 1924.
A partida era válida pelo Torneio Início, uma preparação para o Campeonato Paranaense e que tinha jogos mais curtos. Mas, mesmo com menos tempo de bola em jogo, o Rubro-negro, que debutava numa competição oficial, venceu o rival por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Ary e Mota.
Além do Coritiba, o Atlético jogou também contra o Palestra Itália (empatando por 2 a 2) e Universal (perdendo por 1 a 0), ficando com a segunda colocação na competição. A formação atleticana no campeonato era: Tapyr; Marrecão, Ferracio, Malelo, Franico, Lourival, Smyth, Ary, Marrequinho, Motta e Alipio.
A partida contra o Coxa, que abria a participação atleticana no Torneio Início, foi a primeira que o time disputou com sua tradicional camisa Rubro-negra, que, segundo a Gazeta do Povo da época, chamavam atenção por serem batutas.