14 jul 2005 - 10h42

Folha de S. Paulo: "Final esporte fino"

O jornal Folha de S. Paulo traz hoje, em sua versão impressa, uma reportagem intitulada "Final esporte fino reúne defensores da elitização". Na matéria, assinada pelos jornalistas Fábio Victor e Dimitro do Valle, o periódico afirma quer a final da Libertadores "reúne dois clubes identificados desde sua origem com os estratos mais abastados das sociedades curitibana e paulistana, os dois são até hoje os ícones das elites dessas cidades".

De acordo com a reportagem, os dois são também "poderosos porta-vozes de uma tendência crescente entres as maiores agremiações do país, a de que a modernização do futebol começa pela elitização da platéia. E têm ambos patrimônios valiosos, com estádios e centros de treinamentos entre os melhores do país."

O jornal explica ainda a origem dos clubes: "Sem prejuízo da enorme popularização de sua torcida, verificada especialmente nos últimos 15 anos, o São Paulo, criado a partir do Paulistano, clube que no início do século passado reunia a nata da aristocracia paulistana, continua associado a estereótipos de elite. Só mudaram os apelidos: os são-paulinos que antes eram xingados pelos adversários de pó-de-arroz ou almofadinhas, hoje são os bambis".

A reportagem lembra, também, que a torcida rubro-negra já é a maior do Paraná: "O Atlético-PR vive situação semelhante. O Coritiba sempre foi o time mais popular do Paraná, mas viu nos últimos anos sua torcida ser ultrapassada pela do arqui-rival, o que não tirou a aura de burguês que o Atlético carrega desde o nascimento e que até hoje faz questão de manter. "

A reportagem destaca, ainda, o crescimento na venda de artigos ligados ao clube. "Mesmo com o preço de R$ 129,90, as camisas oficiais atleticanas têm vendido como água. Na loja do clube na Arena, as vendas tiveram incremento de 50%."



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…