20 jul 2005 - 11h34

Começa hoje maratona de 8 jogos em 26 dias

Duvide dos líderes. Releve os arriscados de rebaixamento. O Campeonato Brasileiro dá largada hoje, com sua primeira rodada de meio de semana, a uma maratona que vai igualar pela primeira vez a atenção dos 22 clubes.

Todas as equipes terão pela frente oito partidas em um intervalo de 26 dias. E mais: um período sem competições paralelas nem motivos para desviar foco e usar reservas. Pode ser a grande chance, por exemplo, para os finalistas da Libertadores, São Paulo e Atlético-PR, e deve ser o grande teste para a líder Ponte Preta -a equipe chegou a liderar em 2004, mas acabou em décimo.

Técnico da equipe que lidera há quatro rodadas o Brasileiro, Oswaldo Alvarez atribuiu a evolução do time, que lutou para não cair no Paulista, à folga no calendário. Para os campineiros, também é a chance de mostrar se a fórmula de elenco coeso dura por todo o Nacional de 42 rodadas. O time foi o que menos usou atletas – 23. O Atlético-PR e o Vasco, que usaram 39 e 36 atletas, respectivamente, estão na zona da degola.

A façanha da Ponte Preta deve diminuir bem se os juízes cumprirem com rigor a determinação da Fifa sobre os carrinhos laterais, o que deve aumentar o número de suspensões e desfigurar elencos.

Outro fator é o assédio do mercado estrangeiro, que já se lança sobre o atacante Kahê, que tem proposta de turcos. Os clubes têm perdido muitos atletas, às vezes sem a reposição – caso do Santos, cujo técnico, Gallo, pediu seis reforços na semana passada. Some-se a esses dois fatores o desgaste físico. "O risco de ter lesões é maior, tanto por contato quanto por sobrecarga", disse Walmir Sampaio, médico do Coritiba. "Nosso grupo teve uma boa pré-temporada e, como saímos cedo da Copa do Brasil, o time está bem preparado para o desgaste, mas as lesões devem aumentar."

Uma semana de folga entre um jogo e outro é luxo que os times só voltarão a ter entre a 20ª e a 21ª e última rodada do turno. No dia 17 de agosto, começa a Copa Sul-Americana, que pode complicar a vida de oito clubes. Desses, quatro estão imediatamente atrás da Ponte: Inter, Santos, Fluminense e Corinthians. Os outros são Goiás, Juventude, Cruzeiro e São Paulo. Poucas equipes ainda atuarão só uma vez por semana. Nas últimas 21 rodadas, oito serão no meio da semana -haverá uma semana de folga devido à seleção.

Reportagem: Luís Ferrari e Márvio dos Anjos, da Folha de S.Paulo



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…