Clubes da capital no interior
Na última semana, tivemos dois exemplos de como os paranaenses ainda estão muito ligados aos clubes de outros Estados, principalmente de São Paulo. Na final da Libertadores, não foram poucos os que comemoraram a derrota do Atlético para o São Paulo, em Curitiba, ainda mais no Norte e Noroeste. No sábado, outro exemplo, desta vez em Maringá, quando o Estádio Willie Davids ficou lotado para ver Paraná e Corinthians, ou melhor, para ver o Corinthians Paulista, já que os torcedores do Paraná Clube foram minoria.
Explico por que tal fato ocorre: o estado do paraná sofre forte influênca de São Paulo, principalmente o norte do estado. Devido a uma série de fatores. Uma maior exposição dos times de São Paulo na mídia, o fato dos clubes paranaenses com exceção do Atlético quase poucas vezes fazerem campanhas marcantes em campeonatos de âmbito nacional.
E não é só de times de São Paulo, o oeste e sudoeste sofre forte influência gaúcha, por isso não é de se estranhar camisas do grêmio e Internacional naquela região. Isto dificilmente acontece em Belo Horizonte, Porto Alegre, onde predomina os times de seus estados.
Por ser paranaense, torço para o crescimento dos três times da capital no interior do estado, embora não tenho absolutamente nada contra quem é paranaense e torce por times de fora.