A justa festa dos campeões
A data de 13 de setembro fica eternizada na história do Clube Atlético Paranaense, marcada por uma homenagem histórica aos heróis do título de 1970, quando o time rubro-negro venceu o certame em memorável partida diante do Seleto na cidade de Paranaguá.
Foi uma noite marcante quando Douglas Borcarth, filho e pai, abriram as portas do Hotel Rayon para receber os convidados para a homenagem.
Centenas de pessoas compareceram para aplaudir ídolos como Vanderlei, Altevir, Djalma Santos, Júlio, Alfredo, Sicupira, Nilson Borges, Amauri, Moreira, Lourival. Todos eles muito emocionados e agradecidos pela oportuna lembrança. Os atletas desfilavam pelos salões, passando pela sala da exposição (onde fotos e jornais da época retratavam momentos marcantes daquela conquista memorável), passavam pela sala de apoio, pelo salão do coquetel e pelo auditório principal, sempre cercados de amigos, admiradores e torcedores. Viveram uma noite de muito carinho e sinceros abraços.
Os torcedores das organizadas estavam lá para prestigiar o evento, representantes de “Os Fanáticos”, “Ultras” e ETA se misturavam com o pessoal da imprensa e dos sites atleticanos. O humorista Juca Chaves também se fez presente e aplaudiu a festa até o seu final.
Com a coordenação competente do atleticano Roberto Karam, a promoção contou com a colaboração dos sites Furacão. Com o Rubro-Negro, Net, além do Hotel Rayon. Eu fui o apresentador da festa, atendendo honroso convite do Karam. Fiquei muito feliz porque também estava em Paranaguá no dia da conquista do título da Raça, o campeonato de 1970. Na época atuava como repórter da Rádio Marumby, ao lado de Durval Leal. Na narração estava Rinoldo Cunha e nos comentários o Nelson Santos, proprietário de uma loja de material esportivo.
A mesa de honra foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso, e contou com Orlando Pessuti, vice-governador, Antonio Lopes, na ocasião técnico do Atlético, Lauro Rego Barros, vice-presidente do título de 70, Marçal Justen Neto, do site Furacao.com,Franco, do site Rubro-Negro.Net, Doulas Borcath Filho, do Hotel Rayon, D. Glacy Passerino Moura e este vereador.
Os campeões de 70 foram aplaudidos de pé, pois marcaram uma virada na vida do Atlético, só comparada àquela de Mario Celso Petraglia, após uma derrota de cinco para o arqui-rival. A festa foi marcante porque o Atlético da atualidade garante o sucesso de qualquer evento rubro-negro, afinal o clube hoje é campeão do Paraná, vice-campeão do Brasil, vice-campeão da Libertadores, tem um CT cinco estrelas, um estádio considerado um dos melhores e mais completos da América Latina e mais de 60 escolinhas dentro da filosofia do Atlético Paranaense.