10 fev 2007 - 11h10

Hoje é dia do atleta profissional

Espírito esportivo, fair play. Palavras que estão na moda quando o assunto é futebol. Na véspera de um clássico de grande rivalidade, como o Atletiba, mais do que nunca é bom relembrar desses conceitos. Em especial neste sábado, dia 10 de fevereiro, data que se comemora o “Dia do Atleta Profissional”.

Além de homenagear os atletas do elenco do Atlético, a Furacao.com aproveita a data para destacar o espírito esportivo do time atleticano. Um exemplo: se o Campeonato Brasileiro de 2006 levasse em consideração a disciplina como fator decisivo, o Atlético seria campeão absoluto. Isso mesmo, o Rubro-negro foi o time que menos foi advertido pela arbitragem nas 38 rodadas do torneio nacional. Foram 87 cartões amarelos e 10 vermelhos levados durante os quase oito meses de disputa da competição. Quatro a menos que o Vasco, que levou 101 advertências e foi o segundo time melhor disciplinado.

Na temporada 2007, o Atlético já levou em oito jogos 19 cartões amarelos e quatro vermelhos. O zagueiro Alex, com quatro amarelos, é o recordista em advertências. Já nas expulsões, Erandir é absoluto, com dois cartões vermelhos, contra Cascavel e Paranavaí.

Fator expulsão

Uma expulsão pode determinar o resultado do jogo. Pelo menos é o que mostra as estatísticas. Este ano, os dois jogos que o Atlético teve atleta expulso perdeu a partida. Contra o Cascavel, Erandir recebeu o cartão vermelho aos 39 minutos do 2º tempo, quando o Atlético já perdia por 4 a 3. Contra o Paranavaí, na última quarta-feira, os cartões vermelhos também foram determinantes. No total, três atletas atleticanos levaram vermelho: Erandir, Ricardinho e Rogerinho, contra dois do Paranavaí. Resultado, derrota atleticana por 2 a 1.

Ano passado, o fator expulsão também foi determinante no Brasileirão. Em apenas um jogo em que teve jogador expulso, o Furacão conseguiu sair vitorioso. Foi contra o Fluminense, em partida realizada no Rio de Janeiro, vitória de 2 a 1. Nas outras 9 partidas, foram 8 derrotas e 1 empate. O lateral-direita Jancarlos foi o recordista em expulsões no time do Atlético ano passado.

Entenda a contagem dos cartões

Apesar de parecer simples, a contagem de cartões segue uma regra desconhecida da maioria dos torcedores. O artigo 47 do Regulamento Geral das Competições feito pela CBF explica como é feita essa contagem:

§ 2º – Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor, para o cômputo dos três cartões que importarão em impedimento automático e, se for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela seqüência de três cartões amarelos e outro pelo recebimento do cartão vermelho.

§ 3º – Quando um atleta recebe um cartão amarelo e, posteriormente, recebe o segundo cartão amarelo, com a exibição conseqüente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo dos três que geram o impedimento automático.

Colaboração: Ricardo Brejinski



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…