Hoje é dia do atleta profissional
Espírito esportivo, fair play. Palavras que estão na moda quando o assunto é futebol. Na véspera de um clássico de grande rivalidade, como o Atletiba, mais do que nunca é bom relembrar desses conceitos. Em especial neste sábado, dia 10 de fevereiro, data que se comemora o Dia do Atleta Profissional.
Além de homenagear os atletas do elenco do Atlético, a Furacao.com aproveita a data para destacar o espírito esportivo do time atleticano. Um exemplo: se o Campeonato Brasileiro de 2006 levasse em consideração a disciplina como fator decisivo, o Atlético seria campeão absoluto. Isso mesmo, o Rubro-negro foi o time que menos foi advertido pela arbitragem nas 38 rodadas do torneio nacional. Foram 87 cartões amarelos e 10 vermelhos levados durante os quase oito meses de disputa da competição. Quatro a menos que o Vasco, que levou 101 advertências e foi o segundo time melhor disciplinado.
Na temporada 2007, o Atlético já levou em oito jogos 19 cartões amarelos e quatro vermelhos. O zagueiro Alex, com quatro amarelos, é o recordista em advertências. Já nas expulsões, Erandir é absoluto, com dois cartões vermelhos, contra Cascavel e Paranavaí.
Fator expulsão
Uma expulsão pode determinar o resultado do jogo. Pelo menos é o que mostra as estatísticas. Este ano, os dois jogos que o Atlético teve atleta expulso perdeu a partida. Contra o Cascavel, Erandir recebeu o cartão vermelho aos 39 minutos do 2º tempo, quando o Atlético já perdia por 4 a 3. Contra o Paranavaí, na última quarta-feira, os cartões vermelhos também foram determinantes. No total, três atletas atleticanos levaram vermelho: Erandir, Ricardinho e Rogerinho, contra dois do Paranavaí. Resultado, derrota atleticana por 2 a 1.
Ano passado, o fator expulsão também foi determinante no Brasileirão. Em apenas um jogo em que teve jogador expulso, o Furacão conseguiu sair vitorioso. Foi contra o Fluminense, em partida realizada no Rio de Janeiro, vitória de 2 a 1. Nas outras 9 partidas, foram 8 derrotas e 1 empate. O lateral-direita Jancarlos foi o recordista em expulsões no time do Atlético ano passado.
Entenda a contagem dos cartões
Apesar de parecer simples, a contagem de cartões segue uma regra desconhecida da maioria dos torcedores. O artigo 47 do Regulamento Geral das Competições feito pela CBF explica como é feita essa contagem:
§ 2º – Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor, para o cômputo dos três cartões que importarão em impedimento automático e, se for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela seqüência de três cartões amarelos e outro pelo recebimento do cartão vermelho.
§ 3º – Quando um atleta recebe um cartão amarelo e, posteriormente, recebe o segundo cartão amarelo, com a exibição conseqüente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo dos três que geram o impedimento automático.
Colaboração: Ricardo Brejinski