O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
4 dez 2007 - 11h30

“Adios, Paranito!” E otras cositas mas…

Poética a manhã de segunda-feira. Como é bom sentirmos a natureza no ar, ou então percebermos a naturalidade das coisas da vida acontecendo: a colheita…as palavras, suas consequências.

Eis que a natureza local hoje acordou transformada, mais forte, mais presente. Principalmente nas Vilas da cidade. Na Guaíra, a gralha, coitada emudeceu. Não se escutou até agora o seu costumeiro e diuturno canto estridente, vindo do peitinho ralo emplumado cheio de gás e saído do bico minhoquento torto para o céu: de crina baixa e pulmão murcho, recolheu-se à sua realidade pós-fantasia, voando agora tipo B R A.

Mas na Capanema o barulho chega a ser esfuziante (para nós): caudaloso, o rio poluído do começo da rua quase transborda de lágrimas, atenuando o fétido odor que dominava a campina, nascente de seu leito tricolor cianótico.

Pergunto ao Paranito: -“Por que no te callaste?”

Não é apenas gastronomicamente que as pessoas morrem pela boca. A boca é a porta de entrada do sistema estomatognático: houve gente que a confundiu com a porta de saída do sistema gastro-intestinal. Isto é problema de córtex cerebral, questões de crise de identidade. E olhe que foram os mesmos que um dia se autodenominavam “sele-boca”.

-“Cadê professor Miranda? Como pode um “professor” levar pau?” – perguntam los paranitos, chorando largado.

-“Foi marcar uma entrevista no Superpop da Gimenes: vão fazer um quadro com ele, sua filha Gretchen e a netinha Tammy Miranda, de convidado o Napoleão Áquila (drag queen do Esporte Show, canal 21): só não sabem se vai ser o “Vai Encarar” ou “O Diário Secreto de Família Miranda”. Estão discutindo o horário também, por causa da censura da rede TV, que não acha de bom alvitre mostrar a família inteira dos Miranda levando pau (perdão: o “professor” reprovando) no horário nobre.

O paranista não precisava ser assim: já nasceu (fusão da Kombi com a Veraneio) pedante. Acharam que o penta paranaense fosse o céu do futebol (campeonatos arrumados pelo Bandido da Avestruz Vermelha, o João Acácio Rolim de Moura). Conversem com paranistas e vejam o naipe dos argumentos, o teor das idéias, o nível de pensamento, a ausência de raciocínio, a abundância de pretensão; o quanto eles nos odeiam, se intitulando nossos inimigos, inventando um clássico que não existe (jogo contra nós).

Mal sabem os coitados que nós somos indiferentes a eles. Poderiam, se não tivessem se criado deste jeito, ser considerados nosso Juventus, ou nosso São Caetano, tendo nossa simpatia quando jogassem contra nossos verdadeiros oponentes. Mas não, a soberbinha tomou conta dos azuis sem sangue (tem Nescau ou o achocolatado da hora correndo nas veias). Não têm eles motivos para considerarem-se “adversários” do Atlético. Eles não passam de um clube social comum que juntou alguns peladeiros para tentar trazer grana pros caciques sazonais. Durou pouco.

Ou vão dizer que não? Suspeito eu de um novo “negócio” no mundo da bola: não as notórias transações envolvendo jogadores, mas sim técnicos! O que levou o Galo a levar a moréia do Zetti embora? Foi o mesmo que despachou o Dourado pros Emirados ou Japão, sei lá! (perdão: é Namorado…acho que não…Badejo, Curvina, Bagre). Isso aí: um técnico Bagre daqueles ser pretendido pelo mercado internacional! Técnicos sem expressão alguma repentinamente disputados pelos gringos… Estranho, não? Por quais motivos? Pela campanha? Óóóóia, pra mim tem cação nesse puçá: ameaças de “vô-não vô”, multas contratuais rescisórias, transferências infundadas, verbas paralelas… Investigação policial, depoimentos… Conclusão:

-“É, Paranito: já tava raso e agora o rio secou. Agora chorem a segundona pra disfarçar o budum da falta de caráter de seus dirigentes e de consciência de sua torcida. Inda falam da gente, tststs, quanta inveja!”

Paranistas: José Domingos foi visto hoje entrando num cartório do centro, foi trocar de nome: em 2008 será José Segundas ou José Sextas. Gordo Sérgio do Tribuna na TV vai montar um canil para criar poodles, pois viu que seus pinchers micro-toy são piores que caranguejos.

-“Sentiram a mão do destino? O dedo do criador? Ou a unha do Capeta? Ninguém mandou saírem às ruas com camisas do Vasco em 2004” (ano do nosso Vice): aqui se faz, aqui se pega Paranito: então PEGA na segundoca!

Moral da história paranista: eles achavam que tinham história.

Deu gosto de ver a paulistada ontem: um caiu e outro deu um presentão pra raposa. Quem sabe agora Caio Jr. comece a ver o que acontece realmente nos jogos, e deixe de ser o Mumu Chorão de sempre. Ou não: chore por demissão. Coringão foi afastado pra segundona, para as investigações correrem melhor.

Em São Paulo, hoje de manhã, no táxi do Alex Mineiro:

-“Pronto, sr. São R$150,00!”
-“Ma-ma-mas…é aqui, o sr. tem certeza que é aqui mesmo?”
-“Claro, o sr. não pediu pra ir pro Parque Antártica, mano? Paga e desce, por favor meu.”
-“Err…é que eu não sei…o sr. faria uma corrida pro Rio, conhece as laranjeiras?”
-“Ah, sai dessa vida mano, rio só se for pro Tietê. E aqui não se chupa laranja mano, nóis só come pão cum mortadela! Vamo que as mina tão me esperando.”
-“Que minas?”
-“As mina do Curíntia, meu! Sou da Lusa e vô mostrá pra elas os caminho certo da segundona, certo?”

Moral da história do Alex Mineiro: “quando se torna importante IR PARA ALGUM LUGAR, existe uma premissa muito maior, que é a de NÃO FICAR: na verdade, então o que se quer mesmo é IR PARA QUALQUER LUGAR, que não este”. Assim sendo:

-“Vaya com Dios e no te percas, pois hay tiempo determinado para las inscryciones…cuida para no restar a vagar por la calle. E ora para tu nuevo equipo te pagar, todo los meses. También que torçan por ti, se tiveres enfermo”, – mas…Alex:

-“Por que no te mudas, duma vez?”

Saideira: sabem porque não mandaram a Tropa de Elite pra cima dos coxas? Porque o BOPE é polícia de Primeira!

-“Por que no te reeleges, Gionédis? Tienes paúra de demolir lo interditad “monumental”? Ou terás que subir no pau de sebo del Pinherón?”

Aos atleticanos reclamantes: em vista do que se passou este ano, o saldo foi ótimo! Parem de resmungar e sejam Atleticanos, reconheçam o valor da Sul-Americana e olhem um pouco para trás: vide Parque São Jorge, Puxadinho, Fonte Velha (Pinga mijo), etc etc etc.

Saudações Rubro-Negras.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…