2 jul 2008 - 20h29

Atlético negocia com o volante Fernando, ex-Vitória

O Atlético está negociando a contratação do volante Fernando, de 30 anos, revelado pelo Vitória e que atualmente está sem clube. A informação foi divulgada em primeira mão pelo programa CBN Esporte, da Rádio CBN, na tarde desta quarta-feira. Há algumas semanas, a imprensa já sabia que o Rubro-Negro tinha interesse em um jogador chamado Fernando, que estava atuando no exterior. Porém, ninguém havia conseguido confirmar de qual atleta se tratava. Nesta quarta, a CBN deu o "furo" jornalístico. Trata-se do meio-campista que surgiu nas categorias de base do Vitória e atuou por várias temporadas no Kashima Antlers, do Japão. Depois, a notícia foi veiulada também pela Gazeta do Povo Online.

Mesmo tendo uma breve passagem pelo Villarreal, da Espanha, foi no Vitória que Fernando foi revelado para o futebol mundial. Destaque da equipe no Campeonato Brasileiro de 1999, ele foi apelidado de "Canhão do Nordeste" em função de seu chute forte de perna esquerda. Em 26 partidas, marcou seis gols e ajudou o Vitória a chegar à semifinal. Naquele time dirigido por Toninho Cerezo, Fernando atuava um pouco mais avançado.

"Eu jogo de volante, atuando pelo lado esquerdo. Saio bastante para o jogo, faço muitos gols, lançamentos e também marco muito. Muitos acham que sou meia, porque na época do Vitória o time jogava com três volantes. O Baiano ficava pela direita e eu pela esquerda, chegando bastante ao ataque. Gosto de jogar vindo de trás. Arrisco muito os chutes de fora da área, tanto que a maioria dos gols que faço é dessa maneira. Também cobro faltas e faço tabelas. Mas é muito difícil falar de si mesmo", disse ele em uma entrevista concedida ao Lance! no ano passado.

As negociações com o empresário do jogador, Adson Gomes, estão sendo conduzidas há algumas semanas, mas as partes ainda não chegaram a um acordo. Segundo o agente revelou à Gazeta do Povo, outros clubes também fizeram propostas por Fernando, mas o jogador tem interesse em jogar pelo Atlético. Outra boa razão para o negócio ser facilitado é o fato de Adson Gomes também cuidar dos negócios da carreira do técnico Roberto Fernandes e ter um bom relacionamento com Mario Celso Petraglia.

A diretora de comunicação do Atlético confirmou que Fernando vem a Curitiba, mas para realizar exames médicos.

Carreira no Japão

Em 2003, Fernando foi negociado em definitivo com o Kashima Antlers, por indicação de seu ex-treinador Cerezo. Jogou quatro temporadas no Japão e conquistou experiência internacional. Com a camisa do Kashima, enfrentou os principais jogadores do mundo em amistosos e torneios oficiais – foi assim contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e o Manchester United de Cristiano Ronaldo.

No ano passado, Fernando sofreu uma séria lesão e ficou afastado dos gramados por quatro meses. Ele realizou sua reabilitação no centro médico do Cruzeiro e depois foi contratado pelo time, em um percurso semelhante ao de Kelly no Furacão, nesta temporada. Porém, o jogador não teve muitas chances. Participou de apenas uma partida do Brasileiro do ano passado, entrando no lugar do atacante Marcelo Moreno.

Quando Cerezo foi contratado pelo Al Shabab, fez questão de recomendar a contratação de Fernando para os emiráticos, tamanha a sua confiança no meio-campista. Ele jogou ao lado de Ferreira, mas já não tem mais vínculo com a equipe. Mesmo assim, seu aproveitamento pelo Atlético esbarra na questão da janela para jogadores oriundos do exterior. A menos que consiga uma decisão judicial, seguindo os exemplos de Fahel, Joãozinho e Júlio César, o volante Fernando só terá condições legais de jogo a partir de agosto.

Qualidades

Em recente artigo publicado no site Olheiros, o repórter do Lance! Alexandre Lozetti teceu comentários sobre a célebre equipe do Vitória de 99. Sobre Fernando, escreveu que ele e o lateral-esquerda Leandro (hoje no Palmeiras) "davam o toque diferenciado, apurado à equipe, que tinha sempre um volante mais fixo na proteção dos zagueiros".

"Fernando, o craque daquela equipe, unia características de jogador moderno e meia clássico. Sempre mais pela esquerda, ao lado de Leandro, proporcionou tabelas e chutes precisos ao torcedor. E sem a bola, jamais se omitiu da função de marcar. Tanto que, com o passar dos anos, foi se transformando de “meia que sabe marcar” em “volante que sabe apoiar", continuou o jornalista.

Lozetti lamentou que as contusões tenham atrapalhado a carreira do atleta: "Uma pena que as seguidas lesões e cirurgias impediram uma ascensão maior de Fernando, o mais talentoso daqueles meninos que surgiam pelos lados do Barradão. Aos poucos, foi sendo recuado, atuando de forma mais cadenciada e perdendo espaço no futebol atual, que exige muita correria e vigor físico. Ainda assim, foi valorizado por técnicos brasileiros no Japão, como Paulo Autuori e Oswaldo de Oliveira, que reconheciam sua capacidade técnica".

Ficha técnica
Nome Completo: Fernando Almeida de Oliveira
Posição: volante
Data de nascimento: 18/6/1978
Local de nascimento: Mairi (BA)
Altura: 1.81 m – Peso: 79 kg
Carreira: Vitória, Villarreal-ESP, Kashima Antlers-JAP, Cruzeiro e Al Shabab-EAU



Últimas Notícias