Liberado pela CBF, Fernando será titular contra o Botafogo
O time do Atlético terá pelo menos uma novidade na partida deste domingo, contra o Botafogo, na Arena da Baixada. Apesar de não ter confirmado a escalação do time titular, o técnico Roberto Fernandes afirmou que pretende colocar em campo o volante Fernando, liberado pela CBF e em condições de estrear com a camisa atleticana. O jogador, que estava no Al Shabab, dos Emirados Árabes, aguardava a abertura da janela de transferências internacionais da CBF para poder atuar pelo Atlético, condição garantida nesta sexta-feira.
Com isso, ele deve entrar em campo no lugar de Valencia, em tratamento no Departamento Médico e que só deve retornar aos gramados em quatro semanas. "O Fernando, pela experiência que tem e pela qualidade técnica, já deve ser uma aposta minha para começar o jogo. Mas em algum momento deve pesar o ritmo de jogo e a partir daí tem que entrar o fator banco de reservas", afirmou o técnico Roberto Fernandes.
Caso opte pela escalação de Fernando, o volante Renan deve ser sacado do time titular, ficando como opção do treinador no banco de reservas.
Animado com a oportunidade de finalmente estrear pelo Atlético, Fernando espera deixar uma primeira boa impressão ao torcedor. Tenho que ficar tranqüilo, porque senão o resultado não vem. Estou trabalhando forte e a oportunidade apareceu. Junto com os companheiros espero mostrar o meu futebol e que a equipe vença atuando diante da nossa torcida, disse.
Fernando Almeida de Oliveira tem 30 anos e foi contratado pelo Atlético no início do mês de julho, vindo do futebol dos Emirados Árabes, onde atuou ao lado do colombiano David Ferreira. Baiano de Mairi, o jogador iniciou a carreira no Vitória. Logo em seguida teve uma curta passagem no futebol espanhol, onde jogou no Villarreal. De volta ao Vitória, Fernando conseguiu destaque nacional, sendo uma dos principais jogadores do time semifinalista no Campeonato Brasileiro de 1999, quando foi apelidado de "Canhão do Nordeste" em função do chute forte de perna esquerda.
Em 2003, Fernando se transferiu para o Kashima Antlers, do Japão. No início de 2007, uma grave lesão no joelho afastou o atleta por um longo período dos gramados. Após passar por tratamento no CT do Cruzeiro, o jogador assinou contrato com o clube mineiro, por indicação do técnico Paulo Autuori, mas não conseguiu render o esperado. Em 2008, ele se transferiu para o Al Shabab, quando foi treinado pelo técnico Toninho Cerezo e jogou com Ferreira.