Atlético voltou a atuar no esquema 4-4-2
O técnico interino Tico resolveu modificar o esquema tático do Atlético para a partida desta quarta-feira diante do Náutico, na Arena da Baixada. Com a contusão do zagueiro titular Rhodolfo, Tico montou a zaga com Danilo pela direita e Antonio Carlos pela esquerda. O polivalente Chico, que vinha jogando como zagueiro sob o comando de Roberto Fernandes, foi avançado. Mesmo vestindo a camisa 4, Chico jogou no meio-campo, algumas vezes bastante avançado. "O Tico me deu liberdade. Ele foi com a gente para Dallas no ano passado e eu fiz essa função: eu pela esquerda e o André Rocha pela direita. Então, ele me deu confiança para jogar ali", explicou Chico, que foi um dos melhores em campo.
Nesta formação, Renan ficou como o volante mais recuado e Rodriguinho ocupou a faixa do lado direito do campo. Ferreira voltou a jogar como meio-campista, puxando os contra-ataques e ficando responsável pela armação das jogadas. Na frente, Anderson Aquino e Rafael Moura formaram a dupla de ataque.
Tico contou que foi preciso uma dedicação extra dos atletas para que o novo sistema tático desse resultados. "A grande virtude foi mudar um esquema rapidamente, de um dia para o outro, com treinamento e assimilação muito grande dos atletas. A dedicação deles foi muito grande para que isso acontecesse. Em véspera de jogo, a gente treina normalmente 20 minutos e ontem nós treinamos uma hora. A gente deu prioridade para que o esquema funcionasse", comentou.
Curiosamente, o técnico Roberto Fernandes também tentou abandonar o esquema 3-5-2, mas o time não foi bem nas partidas em que atuou no 4-4-2 e o ex-treinador foi obrigado a retomar o esquema tático com três zagueiros.