Acreditem nos garotos
Mais uma vez estamos todos ‘de cara’ com a atuação desastrosa de nosso time. Não sei como este time consegue ser tão irregular. E quando o ataque joga, a defesa não joga e quando a defesa joga o ataque pára. É algo impressionante para não dizer bizarro ou coisa assim.
Por que este time não consegue tocar a bola, e em todo jogo temos jogadores com o ‘freio de mão puxado’. Se em um jogo temos destaques, todos garotos, no outro temos os destaques fora do jogo. E o time volta a mesmice de sempre.
Está claro para mim que precisamos destes garotos no time. Está claro para mim que Chico fez a diferença, arrancou para o ataque e levou este time para frente. Que Renan, toca a bola muito bem, rouba e toca, com tranquilidade que os mais velhos não estão tendo.
Falando em mais velhos, o que falar de Ferreira, que a pouco era nosso maior e melhor jogador. Destaque a cada partida, vem fazendo feio no momento em que mais precisamos de seu futebol. No último jogo, com uma atuação realmente abaixo do esperado, segurou a bola e impediu todos os contra-ataques de nosso time.
Aliás, os contra-ataques eram nossa maior arma nesse jogo, mas nenhum deles foi bem sucedido, se não pela lentidão e individualismo de Ferreira, mas sim de nossos alas, que só pensam em correr com a bola.
Gostaria de fazer a seguinte pergunta a nossos jogadores, ‘Alguém ensinou vocês que é preciso correr sem a bola também.’
Não vemos um passagem rápida de nossos alas, é algo absurdo e jamais veríamos isso se nosso treinador fosse um Luxemburgo ou Emerson Leão. Pois eu acho que esses alas tem capacidade, a menos que eu esteja muito enganado, e realmente eles são ruins de bola e não fazem o que o treinador pede.
Estamos a todo momento culpando o ataque, pedindo atacantes e querendo contratações quando nosso problema é o esquema de jogo que não está funcionando. Povo, nossa meia cancha é um fiasco, não cria uma jogada. Nossos alas não fazem um cruzamento certeiro, coisa que até Jancarlos fazia.
De que adianta correr, se jogar, rasgar todas as bolas. Defensivamente isso é ótimo, mas ofensivamente, pouco produz. Digo isso diretamente a Nei, que tem jogado exclusivamente para a torcida. Chega de correr com essa bola. Vamos tocar, fazer o simples.
Toca do lado, sem forçar, que uma hora estaremos no ataque em condições de marcar. Agora, se a todo momento, o cara parte para cima do adversário, ele vai ficar manjado. Toda hora ele tenta a arrancada para cima e é claro que o defensor vai sacar a jogada. Temos que ter um jogo menos previsível. Tocar a bola é fácil. Toda do lado, vai na frente para receber, foi assim que eu aprendi.
As limitações estão na falta de entrosamento desse time. Parece que alguns jogadores se recusam a tocar a bola para outro em determinados momentos. E Ferreira é o campeão em fazer isso. Aposto que com a volta de Chico e Renan, esse time vai fazer novamente um bom jogo.
Coloquem esses garotos para jogar, por favor. Tínhamos em nosso plantel um bom jogador, o qual vi jogando em duas partidas. Ele não fez gol, mas dominava a bola com qualidade, tinha muita força e parecia ser um jogador de muita qualidade, chama-se Fernando Mineiro, o qual desapareceu logo após a saída de Lopes no ano passado. Garoto, bom de bola, forte e formado no atlético. Mais um, que não teve oportunidade.
Aliás, oportunidade para os garotos é coisa rara no Atlético desde a última passagem de Mário Sérgio, o qual lançou Jadson e Fernandinho, e que deu chance a eles inclusive ganhando a copa sesquicentenário jogando com um time apenas de garotos.
Por que estes treinadores não lançam esses garotos no time, pergunto a todos. Qual é o problema destes treinadores que não conseguem confiar em jogadores jovens que so precisam de confiança para demonstrarem um bom futebol.
Se algum de vocês souber a resposta, por favor me responda. É indignante ver o meio campo, com dois jogadores aclamados pela torcida, Alan e Ferreira, jogar tão pouco. A torcida tem sim é que gritar o nome do Renan, Chico, e de qualquer outro garoto que entrar. Estes sim vão dar os frutos que o time precisa e se não jogarem bem, ao menos o treinador vai poder dizer que o jogador sentiu a pressão.
Agora chega desde papo besta, coloca essa garotada no campo. Muda esse meio campo, tira Alan, tira Ferreira. Ninguém tem que jogar por mérito do passado. Com um time formado por Gallato, Nei, Rodolfo, Danilo(Antonio Carlos), Marcio, Renan, Rodriguinho, Chico e Pimba e no ataque, Aquino e Moura. Temos um time repleto de jogadores da base e aposto que faremos mais bonito do que temos feito.
Acho que está na hora da torcida gritar o nome dessa garotada, com força. Para que a queimação que fazem com eles acabe. Chega de vaiar a garotada, vamos dar apoio a eles e vamos tirar esses veteranos que não vem fazendo nada nesse time.
Se é para cair, que seja revelando jogadores para o ano que vem. Não quero ver esse time na segunda divisão, mas se for para acontecer, o que não é difícil diante da situação e do futebol apresentado, quero vê-lo mostrar os talentos da base. Só espero que esta não seja a lição que a diretoria precisará tomar para usar a garotada no time de cima.
Vamos ver o que nos espera, por que o que eu espero é ver os garotos se firmarem nessa equipe, e a primeira mudança é colocar esse Alan Bahia no banco de reservas.