O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
28 ago 2008 - 1h05

Algumas Considerações

Hoje provávelmente teremos mais uma acachapante e vergonhosa humilhação a ser transmitida para todo o Brasil em rede aberta e fechada de TV.

Após a igualmente acachapante e vergonhosa derrota sofrida em Belo Horizonte, como sempre faço, escreví uma coluna aqui no FALA ATLETICANO e lí todas as outras colunas publicadas.

Todos os torcedores, do seu jeito, estão indignados e propondo soluções ao problema que se instalou em nosso CAP.

Uns sugerem assembléia, outros o banimento de toda a diretoria, outros a demissão em massa dos jogadores, alguns colocando a culpa no Departamento Médico, outros no técnico, enfim, situações e culpados existem para todos os gostos.

Concordo com quase tudo o que os torcedores escreveram. Muitos ainda no calor da derrota utilizaram esse espaço para despejar suas raivas e desesperos sem um mínimo de coerência. Mas futebol é isso. E nosso CAP nos faz tomar essas atitudes desesperadoras e em muitos casos, impensadas.

Mas também, o que esperar quando, após vergonhosas apresentações semanais notícias como ‘Atlético contrata um novo goleiro’ são vinculadas pela imprensa quando o que realmente queríamos ouvir e ler era ‘Atlético traz atacante matador’, ou ‘Presidente MCP vem a público e acalma os torcedores’?

Quando soube que os ‘olheiros’ do Clube estão observando goleiros ao invés de jogadores que realmente o time precisa algumas considerações devem ser colocadas a público.

Não tenho como provar o que escreverei aqui. Minha ‘fonte’ é intimamente ligada aos corredores e aos bastidores do CAP. Esses mesmos corredores tão bem protegidos contra imprensa e torcida.

Talvez seja até notícia velha, mas para mim causou surpresa e indignação pois até o momento não sabia e sequer imaginava tal coisa.

Disse-me tal pessoa que nosso idolatrado presidente MCP possui uma empresa particular que presta serviços ao CAP e que essa empresa cobra 30% dos valores que são negociados dentro do clube.

Essa notícia me fez repensar. Se realmente isso for verdade, porque ainda estamos idolatrando uma pessoa que se diz torcedor acima de dirigente? Que despeja nos microfones, para todos ouvirem que ninguém está mais triste e chateado com a atual situação que ele?

‘Eu roubo mas faço’. Essa frase tornou-se muito conhecida quando indagaram o então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, sobre o superfaturamento nas obras da prefeitura.

Acredito que ninguém seria tão ingênuo a ponto de acreditar que nosso dirigente mór faria tudo o que fez somente por amos ao clube. Óbvio que não. Ele é empresário e vive de negociatas.

A muito tempo viramos balcão de negócios. Deixamos de ser um clube de futebol para nos tornar trampolim europeu para jogadores.

Sempre foi jogado em nossa cara que para manter uma equipe de futebol competitiva, com as contas em dia, deveria se negociar jogadores para fazer caixa. Que com os lucros obtidos somente com as partidas de futebol não seríamos capazes de manter a folha de pagamento do Clube. Até aí, tudo bem. Há até uma certa razão de ser.

Mas se mesmo com toda essa ladainha, com a frequente falta de times competitivos e com a constante falta de dinheiro em caixa que sempre ouvimos como desculpa quando exigimos a contratação de jogadores renomados, mesmo com tudo isso, uma empresa particular, do presidente do clube, toma 30% dos lucros obtidos com as negociações feitas, há de se fazer não uma assembléia. Há de se fazer sim uma revolução daquelas jamais vistas na história do clube.

Que muitas pessoas se beneficiaram financeiramente com a contrução do CT, do Estádio e das demais obras realizadas pelo Clube tudo bem. Isso é o Brasil e infelizmente nos acostumamos com essas situações.

Mas daí chegar ao ponto de ainda manter uma empresa sugando porcentagens exorbitantes a cada negociação realizada é demais!

Vir até os meios de comunicação dizer que o problema de contratar jogadores de alto nível são os altos custos quando se extorque do clube 30% das negociatas realizadas é cuspir e ainda dar um tapa em nossa cara.

Ai eu pergunto: De quê adiantaria uma Assembléia Geral entre os sócios se para que isso aconteça inicialmente precisaríamos da aprovação da diretoria? Acham realmente que nos deixarão revirar as contas do clube? Que nos colocarão a par das negociações que fizeram e que irão fazer? Que nos mostrarão extratos bancários, notas fiscais e valores exatos das negociações feitas ao longo desses anos?

Para mim, essa assembléia de nada adiantaria. Agora, se é para meia dúzia de torcedores sugerirem uma assembléia para chegar lá e exigir time, ou xingar a diretoria, isso poderia facilmente ser resolvido em uma mesa de bar, ou na sede da Fanáticos. Basta convidar nosso Presidente. Não haveriam empecilhos jurídicos para isso.

Por outro lado, como sugeriram aqui mesmo nesse espaço, sou totalmente favorável a convocação dos ex-dirigentes do clube. Aqueles que também contribuíram e muito para a grandeza do CAP. Esses sabem muito bem o quê fazer, como fazer e quando fazer. Esses conhecem o dia-a-dia do Clube porque já vivenciaram isso. Esses sim sabem como cobrar respostas e como cobrar resultados. Sabem muito bem o que está errado e o que fazer para melhorar a situação.

Talvez nesse momento delicado pelo qual toda nação atleticana está passando seja uma opção mais lúcida e mais inteligente a ser tomada.

Ficar dando murro em ponta de faca, além de machucar a mão nunca levou a lugar nenhum.



Últimas Notícias