Os "reforços" do Departamento Médico
Durante essa temporada 2008, os técnicos Mário Sérgio e Roberto Fernandes e os dirigentes do Atlético afirmaram que os grandes reforços do Rubro-Negro para o restante do ano eram os jogadores que estavam no Departamento Médico. Aos poucos, esses atletas foram sendo liberados e a grande maioria já treina com o elenco atleticano, no CT do Caju.
Agora, esses jogadores vão ter a responsabilidade de juntos com o restante do grupo e o técnico Geninho darem uma nova vida ao Furacão para que o time possa se recuperar neste Campeonato Brasileiro. Confira abaixo os reforços do Rubro-Negro para o nacional e para a Sul-Americana:
Rhodolfo
A última partida de Rhodolfo com a camisa atleticana foi no dia 30 de julho, na derrota para o Vitória por 2 a 1, em Salvador. De lá para cá, com uma lesão na coxa esquerda, o jogador desfalcou o sistema defensivo atleticano em sete rodadas do Brasileiro e duas pela Sul-Americana. Se Geninho optar por manter o esquema tático 3-5-2, Rhodolfo deve voltar a atuar com Danilo e Antonio Carlos e formar o sistema defensivo considerado titular.
Valencia
O volante Valencia chegou a compor o banco de reservas no jogo de volta contra o São Paulo, pela Sul-Americana, e a entrar no segundo tempo na derrota para o Goiás por 4 a 0. Mas não começa uma partida como titular desde o dia 27 de julho, no empate em 0 a 0, com o Figueirense.
Kelly
A experiência do meia atleticano pode ajudar e muito o Furacão a sair da incômoda 18º posição no nacional. Recuperado de dores musculares, Kelly não entra nos gramados desde o dia 16 de agosto, na goleada sobre o Ipatinga, por 5 a 0, na Arena.
Netinho
Uma lombagia fez com que Netinho ficasse afastado dos gramados desde o dia 29 de junho, no empate em 1 a 1, com o Coritiba, na Arena. Além disso, um mês depois, no dia 29 de julho, o meia teve que passar por um procedimento cirúrgico. Sob o comando do ortopedista e cirurgião da coluna Ed Marcelo Zaninelli, Netinho passou por uma discectomia percutânea para tratar a hérnia, removendo o conteúdo do disco que promove o aumento da pressão sobre o nervo.
Netinho desfalcou o time em 16 rodadas do Brasileiro e dois jogos da Sul-Americana, e pode ser a grande arma do Rubro-Negro na bola parada.
Rafael Moura
O atacante Rafael Moura se recuperou de uma fissura na costela. O jogador, que já foi comandado pelo técnico Geninho no Corinthians, não entra em campo desde o dia 9 de agosto, na derrota para o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, desfalcando o time em cinco rodadas do Brasileiro. Moura chegou ao Rubro-Negro no dia 19 de junho, e teve que esperar a sua regularização para estrear no ataque Rubro-Negro no dia 3 de agosto na derrota para o Botafogo por 3 a 0.
O He-Man pode colaborar com a falta de gols do Furacão, que hoje tem o segundo pior ataque do Brasileiro. Em três partidas até agora, Rafael Moura marcou um gol.
Júlio César
Outro atacante que pode ajudar o Rubro-Negro a melhorar o saldo ofensivo é o atacante Júlio César. Assim como o colombiano Valencia, jogador chegou a entrar no segundo tempo na derrota para o Goiás por 4 a 0. Mas não começa jogando desde o dia 22 de junho, na derrota para o Grêmio, por 3 a 0, no Olímpico. Depois disso, Júlio César sentiu uma lesão na panturrilha antes do Atletiba do dia 29 de junho, e desfalcou o time em 16 partidas pelo Brasileiro, e duas pela Sul-Americana.
Restam seis
Alguns jogadores vão demorar um pouco mais para estarem a disposição do técnico Geninho para ajudarem o Furacão. O goleiro João Carlos ainda trata uma lombalgia e está fazendo fisioterapia. O volante Douglas Maia e o meia Gabriel Pimba, retornaram ao CT do Caju após defenderem a Seleção Brasileira Sub-19, em torneio em Valencia, com dores na púbis também seguem no Departamento Médico.
O atacante Wallyson, com uma lesão na coxa direita faz trabalhos de fisioterapia e condicionamento físico para se recuperar. Já o lateral-direita Nei continua tratando o joelho direito, após passar por uma cirurgia e só retorna aos gramados no ano que vem.
A boa notícia fica em torno dos 15 dias previstos para o atacante Joãozinho voltar às atividades no CT do Caju. O jogador está realizando trabalhos de fisioterapia e condicionamento físico para se recuperar de uma lesão na panturrilha direita. A última partida do jogador com a camisa atleticana aconteceu no dia 24 de julho, na derrota para o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro. De lá para cá, o atacante desfalcou o Atlético em 10 rodadas do Brasileiro e dois jogos da Sul-Americana.