Sem final, Paranaense 2009 será por pontos corridos
O Campeonato Paranaense de 2009 terá uma nova fórmula: serão dois turnos, sendo que o primeiro – por pontos corridos – classificará um grupo de oito equipes para o turno final. O segundo turno terá sete jogos. O campeão do primeiro turno levará dois pontos para a segunda fase e o vice-campeão, um ponto. Quem tiver mais pontos no final das sete datas definidas (só terá jogo de ida, sem volta) na segunda fase, será o campeão. Ao todo serão usadas 22 datas do calendário nacional, conforme regra máxima definida pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol.
A nova fórmula foi discutida amplamente pelos 15 dos 16 clubes que disputarão a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de 2009. Apenas não mandou representante legal o Cascavel. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, houve um consenso após intenso debate e o grupo de clubes saiu unido. "O Atlético tinha em mente outra fórmula, mas fomos voto vencido e prevaleceu a maioria de forma democrática. A Futpar (Associação que congrega todos os times profissionais do Paraná) foi criada para isso", declarou Petraglia, em entrevista ao Site Oficial.
Outra definição é que quatro clubes cairão para a Segunda Divisão e apenas dois subirão. Com isto, o Paranaense terá 16 clubes em 2009, 14 clubes em 2010 e 12 em 2011. "É um projeto para dois anos, mas o ideal é termos só dez clubes em cada divisão. Isso daria ainda mais condições de conseguirmos juntos recursos e fontes de renda para fecharmos quotas de televisão para os grandes e para os menores clubes do Paraná. Fortaleceria a todos", complementou o presidente.
Agora à tarde, os clubes levaram a proposta fechada para a Federação Paranaense de Futebol (FPF), na reunião arbitral. A assessoria de imprensa da Futpar informou que a data sugerida para o início do Campeonato Paranaense ficou em 24 e 25 de janeiro. "A data é muito boa. Dá para darmos um mês de férias para os atletas (o Brasileiro termina no dia 7 de dezembro) e voltar para uma boa pré-temporada", avaliou Petraglia.
Televisão – A Futpar encaminhou à Rede Paranaense de Comunicação (RPC) um pedido para revisão do contrato assinado por 13 dos 16 clubes que participarão do Paranaense de 2009 (dois que subiram da Segunda Divisão e que não tinham assinado o contrato e o Atlético Paranaense). Nos próximos dias, uma reunião deverá rediscutir o contrato e os valores repassados para os clubes.