11 set 2008 - 16h36

Sem final, Paranaense 2009 será por pontos corridos

O Campeonato Paranaense de 2009 terá uma nova fórmula: serão dois turnos, sendo que o primeiro – por pontos corridos – classificará um grupo de oito equipes para o turno final. O segundo turno terá sete jogos. O campeão do primeiro turno levará dois pontos para a segunda fase e o vice-campeão, um ponto. Quem tiver mais pontos no final das sete datas definidas (só terá jogo de ida, sem volta) na segunda fase, será o campeão. Ao todo serão usadas 22 datas do calendário nacional, conforme regra máxima definida pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol.

A nova fórmula foi discutida amplamente pelos 15 dos 16 clubes que disputarão a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de 2009. Apenas não mandou representante legal o Cascavel. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, houve um consenso após intenso debate e o grupo de clubes saiu unido. "O Atlético tinha em mente outra fórmula, mas fomos voto vencido e prevaleceu a maioria de forma democrática. A Futpar (Associação que congrega todos os times profissionais do Paraná) foi criada para isso", declarou Petraglia, em entrevista ao Site Oficial.

Outra definição é que quatro clubes cairão para a Segunda Divisão e apenas dois subirão. Com isto, o Paranaense terá 16 clubes em 2009, 14 clubes em 2010 e 12 em 2011. "É um projeto para dois anos, mas o ideal é termos só dez clubes em cada divisão. Isso daria ainda mais condições de conseguirmos juntos recursos e fontes de renda para fecharmos quotas de televisão para os grandes e para os menores clubes do Paraná. Fortaleceria a todos", complementou o presidente.

Agora à tarde, os clubes levaram a proposta fechada para a Federação Paranaense de Futebol (FPF), na reunião arbitral. A assessoria de imprensa da Futpar informou que a data sugerida para o início do Campeonato Paranaense ficou em 24 e 25 de janeiro. "A data é muito boa. Dá para darmos um mês de férias para os atletas (o Brasileiro termina no dia 7 de dezembro) e voltar para uma boa pré-temporada", avaliou Petraglia.

Televisão – A Futpar encaminhou à Rede Paranaense de Comunicação (RPC) um pedido para revisão do contrato assinado por 13 dos 16 clubes que participarão do Paranaense de 2009 (dois que subiram da Segunda Divisão e que não tinham assinado o contrato e o Atlético Paranaense). Nos próximos dias, uma reunião deverá rediscutir o contrato e os valores repassados para os clubes.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…