Esperança x expectativa
Segundo o ‘Aurélião’, a palavra esperança pode ser definida como ‘FÉ em conseguir o que se deseja’. Já expectativa é ‘esperança FUNDADA em probabilidades ou promessas’. Estas palavras exprimem muito bem a diferença de sentimentos, que tive ao entrar na Arena ontem com relação aos jogos passados. Ontem a esperança deu lugar a expectativa.
Então, ontem troquei a esperança (fé) em ver o Rodriguinho acertar um cruzamento da direita, pela expectativa (fundada) em ver o Alberto acertar um cruzamento da direita.
Troquei a esperança (fé) em ver uma falta bem cobrada, pela expectativa (fundada) das cobranças de Netinho e Fernando.
Troquei a esperança (fé) de um bom cruzamento da esquerda, pela expectativa (fundada) de um bom cruzamento da esquerda.
Troquei a esperança (fé) de uma arrancada do Anderson Aquino, pela expectativa (fundada) de uma arrancada do Júlio Cesar.
Troquei a esperança (fé) de que alguém do nosso limitadíssimo banco de reservas entrasse e resolvesse um jogo complicado, pela expectativa (fundada) de ver o Kelly e o Chico entrarem no jogo.
E, finalmente, troquei a esperança (fé) de que uma luz divina iluminasse a cabeça do nosso treinador, pela expectativa (fundada) de que a cabeça com divina luminosidade do Geninho pudesse fazer alguma diferença.
O time que entrou ontem não é o melhor do campeonato. Mas está muito longe de ser o pior ou estar entre os piores.
Já estou aguardando o Grêmio, com muita expectativa.