O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
24 set 2008 - 8h09

O fim da sorte

O Fim da Sorte será um texto, que dará inicio no ano de 1993 ou 1992 e terminara em 2008.

Vou organizar ele pelos anos e aquilo que eu lembro do Atletico

1993 ou 1992. Eu estava na catequese e mau entendia oque era primeira divisão, serie a, modulo amarelo, sei la, sei que o Atletico empatou com o Santos, na minha cabeça um time historico, e foi rebaixado.

1994. Inauguração da Baixada Iluminada, e lembro do jogo contra o Flamengo que o Goleiro do Atletico, um cabeludo, da um chapeu com a mão em algum atacante. Sei quem era o cabeludo mas ele o simbolo daquele time.(Gilmar?)
Copa do Mundo…tetra…
Lembro, meu pai estava aumentando a casa, a cidade aumentava, agora dava para ir para casa de onibus normal, e não a linha rural de Colombo, pois apareceu a RIT (Região Integrada de Transporte) e chegava antes em casa, e meu pai disse. O Atletic foi desclassificado. Agora eu entendia oque era seria A e B, porque o Parana Clube (time do meu pai) tinha subido para priemira divisão.

1995. Estava em casa, no radio, ouvindo um Atletiba, e meus amigos viéram chamar para ir na favela tentar recuperar uma bicicleta (a cidade cresce e os miseraveis aumentam) e eu não fui, queria ouvir o jogo que ja estava 3 x 0 para o Coxa. No final do primeiro tempo, fui na Igreja Santa CAndida, como de costume de domingo, e de la dava para ver o Couto Pereira e sua luzes, de dentro da Igreja eu via as luzes do Estadio, o Atletico perdendo, e eu rezei, rezei para o Atletico, em um pedido.

‘Deus, que o Atletico seja o melhor time do Brasil’

1995. Atletico perde para o Goiatuba, num gol de letra, eu vi na extinta tv CNT. Todos diziam que o Atletico iria para terceira divisão.
Atletico ganha do Mogimirin, Atletico na primeira divisão, eu tenho a bandeirinha do bandeirinha do jogo contra o Central.
O incrivel ocorreu.

1996. O ano começa com um belo empate no Atletiba, belo porque os dois times eram bons e invistiram em jogadores.
Copa do Brasil e um 3 x 0 no historico Santos em jogo que poderia ser uns 10 x 0 naturalmente. O Santos era o atual vice campeão, ninguem espera por esta.
Já no Brasileirão, 4 jogos um ponto, o pensamento de vamos cair dinovo aparecia.
Palmeiras, apanhou, muitso apanharam. Estava na Lapa, e ouvindo, Atletico 2 x 0 contra o Inter no RS.
Estava na praia m novembro e ouvi, ‘Atletico lider do Campeonato e Ricardo Pinto esta de Coma’ enchi o saco do meu pai para comprar um jornal na segunda e …acabou…
Acabou não, mandamos o Fluminense para o Inferno, alias, tentamos…

1997. Fazendo cursinho para entrar no Tecnico do Cefet, Guga campeão de tenis.
Copa do Brasil, ganhams do Corinthiasn la e levamos um vareio aqui. A rede Globo veio fazendo aquela cena toda, estivemos um tempo na terceira divisão, lembro da Globo monstrando o onibus do Atletico com um torcedor dando tchau e o onibus indo embora, depois do julgamento no Rio
Mas eu vi um carioca e torcedor do Fluminense tirar a camiseta e vestir uma do Atletico, ele era um carioca recem chegado em Curitiba e vou falar oque ele disse:
‘minha vida toda vi esquema, manobras, indiretas, nada melhor que tirar este pano que representa esta vergnha e o motivo da minha mudança por uma que representa organização, competencia, vontade, acho que até esperança de um Brasil melhor’
Acho este foi o pensamento de algums politicos tambem, ou foi pura oportunidade para aparecer, sei que lançou-se no senado a ideia de CPI do Futebol que o Atletico voltou para a Primeira, junto com o injetado Fluminese, quando era para ser o Londrina, obviamente se fosse tudo claro. O Londrina tinha ficado em terceiro na serie B no ano anterior e a CBF aumentou o numero de clubes da serie A.

Foi um ano esquesito, mas tivemos sorte e competencia vinda da revolta. A unica coisa normal, o odiado Fluminense caiu de volta e como não é gato, desta vez foi.

1998. Um ano de comodismo, fizemos uma boa equipe para o Paranaense, no dia que fui comprar o ingresso da final no Pinheirão na diretoria do Atletico, fiquei surpreso com os blocos de concretos sendo postando um sobre outro na Arena, e o movimento de capacetes para cima e para baixo.O Cefet estava de Greve, depois veio a Copa do Mundo. No Brasileiro tivemos dificuldade mas um tal Warley fazia os golzinhos salvadores das vitorias magras.
Vale salientar, o Londrina colaborou para a queda a terceira divisão do Fluminense e o Malutron foi campeão da Segunda, teriamos mais um time em Curitiba?

1999. Este ano eu lembro de uma coisa, o Zagallo se ofereceu para ser tecnico do Atletico. Tinhamos uma equipe nova, competetiva, ali desenhamos o Atletico dos proximos 5 anos. Tivemso a seletiva, acho que foi um presente para quem foi desclassificado da Copa do Brasil por erros infantis, quais erros?
Precisamos de um empate sem Gol, venciamos o Botafogo por 1 x 0. O jogo de ida foi 1 x 1. O Atletico massacrava o Botafogo e ai, o Botafogo empata e nos penaltis, ganha, eu passando frio no Terminal Santa CAndida vi tudo isto.

2000.
Ano de loucuras, campeonato louco, Se o Malutron tivesse continuado, poderia ser Campeão, o Malutron desistiu de participar da segunda divisão, o Parana estava nela e um tal São Caetano.
Ano louco do Vasco, que vamos dizer a verdade, maquinado desde de 1997 quando o Fluminense caiu e a figura forte do Caos foi o Eurico Miranda, e o Campeonato de 2000 foi organido pela TV e o Eurico encabeçou isto, da mesma forma que na final alugou o uniforme do Vasgo para a SBT fazer sua marca na camiseta do Vasco e a Globo transmitir uma final monstrando mais os pé dos jogadores que os proprios jogadores.

2001. Não vou falar nada, meu sonho foi realizado.Só o começo, onde a tv disse ‘Zebra em Curitiba, o Gremio perde para o Atletico’ Zebra?
O Gremio era o campeção da copa do Brasil.
Dinovo, o Inesperado acontece aqui.

2002.Libertadores foi um desastre, o lembro o jogo que acabou o gas, estavamos ganhando por 5 a 0 e deixamos empatar. Lembro que começou o Brasilerio em uma goleada europeia sob o Corinthians la em São PAulo. Um futebol de toques rapidos e pouca condução, onde era comentada assim:
‘Flavio, Gustavo, Kleberson, Alessandro, Kleberson, Adriano, Kleberson, Alex Mineiro, goeliro rebateu, Kleber. O unico que deu dois toque na bola foi o goleiro do Corinthiasn, impressionante’
passou 7 minutos. ‘Flavio, Alessandro, Adriano, Kleberson, Alex Mineiro, Gol… comentario de alguem lá: Todos com um toque na bola, o Atletico vem forte e tocando rapido para o Titulo, o BI’
Eu fazia o extinto Terceiro Milenio, cursinho, onde a maioria era pessoas do interior, Maringa, Londrina, maioria torcedores paulistas, eu só olhava e ria.
O motor do Atletico perdeu o ponto e o Geninho foi embora.

2003. Ano que passou muito rapido para mim, vim para Foz do Iguaçu e mal dava tempo de acompanhar o Atletico, e nem tinha me ligado que o Atletico era mais que um clube, era a bandeira da minha terra natal.

2004. Ja estava com carro aqui em Foz, trouxe o carro do meu pai, e para ouvir os jogos, levava 30 metros de fio, pindurava na antena e colocava radio do carro na AM. Radio Clube, 1430Khz. Washingon, 6 x0 e depois um derrota por 6, e em Sexto lugar. Caminhamos, andava com a camiseta do Atletico e recebi o convite de uns Santista para ver o jogo na casa deles, Dava final de semana, estava lá. No dia de Erechin, eu estava trabalhando, só com Gauchos, e eles no final falaram. Perderam o titulo.
Os Gauchos foram a voz da verdade.

2005. Capengamos, um erro sob o outro e muita sorte, na Libertadores só passamos de fase porque a zebrona do grupo ganhou fora de casa, nos tomamos uma sonara goleada em casa de 4 x0.
Contra o Santos, o time Historico, o inimaginavel acontece denovo e viramos algo grande. Mas o São Paulo acabou com noss a esperança antes da porta da esperança aparecer. No Brasileiro, o 7 no Vasco, podia ser 12.

2006. O fim da Sorte, eu Vi Denis MArques resurgir como promessa, Marcola,eu vi aquilo que podia ser o feto de mais 5 anos promissores. Tivemso a sulamericana que deu alegria para a recuperação no Brasilerio, vi o SuperMercado BIG ter que fechar depois porque inumeros Atleticanso estavam la vendo o jogo nas Tv que ficam a venda.

2007. Não fizemos nada.

2008. Oque estamos fazendo. Só sei que o Santista virou colega de serviço.

Vou afirmar uma coisa, sorte, numeros, o time do Santos ta sempre nos pontos historicos recente.

Como o Santos pode entra na Historia denovo?

Sera nosso primeiro empate fora de casa neste brasileiro?

Somente um empate sera bom?

Só sei de uma coisa.

Tenhamos Fé, um ciclo pode estar começando.

Atletico Rumo ao 2010.



Últimas Notícias