Número mágico
Meus amigos Atleticanos,
Sem dúvida sofreremos até a última rodada para fugir da terrível degola.
Tenho certeza de que o Furacão, tal qual outros grandes que caíram para a Série B, apresentaria a belíssima Baixada à 2ª Divisão por apenas uma temporada. Ainda assim, seria um desastre o descenso para as pretensões futuras do nosso querido Atlético.
Desta forma, qualquer estudo tendente a analisar as formas de sairmos do buraco é válido. Pois bem, decidi verificar as classificações finais dos campeonatos de 2006 e 2007, que possuíam mesmo número de equipes e fórmula de disputa que o certame atual.
Em 2006, o 16º colocado terminou com 44 pontos. O primeiro da ZR foi a Ponte Preta com 39 pontos, e o último ficou com 28 pontos.
Em 2007, o 16º colocado encerrou a participação com 45 pontos. A ZR foi encabeçada pelo Corinthians com 44 pontos, sendo que o último colocado conquistou míseros 17 pontos.
No ano de 2007, o Corinthians estava com 33 pontos ao final da 27ª rodada, e era o 17º colocado naquele momento. Nas 11 rodadas restantes o time do Parque São Jorge conquistou 11 pontos.
Observem que na mesma rodada da atual competição o 17º está com 27 pontos. Comparando com o ano anterior, podemos inferir que dificilmente qualquer um dos rebaixados vai romper a marca dos 40 pontos. Exagerando bastante, pode-se acabar caindo com 42 pontos.
Isto significa que com 43 pontos, sem medo de errar, escaparemos da despicienda imagem que seria ver o Furacão na Série B do Brasileiro. Portanto, 15 pontinhos serão suficientes nesta reta final. E dos 33 pontos que nos restam disputar, fazendo uma projeção REALISTA, creio que conseguiremos de 13 a 17 pontos, vejamos: Santos fora (1), Fluminense em casa (3), Inter fora (0), Cruzeiro em casa (1 ou 3), Vasco fora (1), Sport em casa (1), Figueirense fora (1), Vitória em casa (3), Botafogo fora (0), Náutico fora (1) e Flamengo em casa (1 ou 3).
Em resumo, na média, ganharemos mais 15 pontos e terminaremos com 43, o número mágico. Vamos escapar dessa no sufoco, mas que sirva de lição para sempre a fim de que não sejam cometidos os mesmos erros dos últimos 3 anos que desejo sinceramente esquecer.
Saudações Rubro-Negras!