O pior do segundo turno
Era uma espécie de tradição nos campeonatos Brasileiros por pontos corridos. O Atlético invariavelmente fazia um primeiro turno ruim mas se recuperava na reta final da competição e conseguia uma reação no segundo turno. Foi assim, por exemplo, nos Brasileiros de 2005, 2006 e 2007, quando a campanha no segundo turno salvou o time das últimas colocações. Mas este ano a fórmula parece que não vai se repetir. Faltando oito rodadas para o fim do Brasileirão, o Atlético atingiu neste final de semana uma marca nada comemorável: é o pior time do segundo turno do Brasileiro.
O Furacão foi ultrapassado neste domingo pela Portuguesa, que venceu o líder Grêmio no Canindé e saiu na zona de rebaixamento. O desempenho atleticano é igual apenas ao do Vasco, que mesmo assim marcou mais gols e sofreu menos gol que o Atlético por isso o Furacão segura a lanterna do segundo turno.
Avaliando-se apenas os 11 jogos do segundo turno, que teve início em 16 de agosto, o desempenho atleticano é pífio, com aproveitamento de 24,2% dos pontos disputados. O Rubro-negro somou até aqui neste turno apenas oito pontos (de 33 possíveis), com duas vitórias (contra Ipatinga e Portuguesa, na Arena da Baixada), dois empates (contra Grêmio e Coritiba) e sete derrotas. O desempenho ofensivo também é ruim: foram 12 gols pró e 23 contra, com um saldo negativo de -12.
Avaliando-se o desempenho no segundo turno dá para ter noção mais exata do quanto será difícil a tarefa atleticana para tentar se livrar do rebaixamento. Segundo as previsões matemáticas, o Atlético precisa somar 17 dos 24 pontos em disputa ainda no campeonato. Ou seja, nessas oito rodadas que faltam, o clube precisa de um desempenho de 70,83% – aproveitamento jamais atingido pelo Furacão nesta edição do Brasileiro.
O pior desempenho da era pontos corridos
O desempenho ruim no segundo turno apenas dá seqüência a um Campeonato Brasileiro extremamente ruim protagonizado pelo Atlético. O time já havia realizado o seu pior primeiro turno da era pontos corridos, fórmula que teve início no Brasileiro a partir de 2003. Nas 19 rodadas do primeiro turno, o Rubro-Negro venceu cinco jogos, empatou cinco e perdeu nove, acumulando um aproveitamento de 35,08%
Clique aqui e relembre como foi o desempenho atleticano no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.