3 nov 2008 - 13h06

Conheça o projeto "Embaixador Furacão"

No início de outubro deste ano, o Clube Atlético Paranaense lançou o projeto Embaixador Furacão que visa a agregar torcedores atleticanos do interior do Estado, das cidades próximas a Curitiba, cidades de todo o Brasil e até de cidades do exterior.

Segundo João Souza, diretor de relacionamento do Atlético, o projeto é um sucesso e vários torcedores estão interessados em tornarem-se Embaixadores do Atlético. “Temos mais de 20 embaixadas e muitos pedidos sendo analisados, temos embaixadas no Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco e Inglaterra e assim que terminarmos esse processo, todas as embaixadas serão oficializadas”, comentou João Souza.

As primeiras cidades a serem oficializadas foram Cascavel e Guarapuava, onde os Embaixadores estão trabalhando para conseguir novos sócios e aproximar os torcedores atleticanos do dia-a-dia do Rubro-negro.

Pelos relatos dos Embaixadores, a cidade de Cascavel foi a primeira a se organizar de forma oficial. “No dia 22/01/2002 fizemos um churrasco noturno onde estiveram treze atleticanos, nem sei de onde reunimos tantos atleticanos”, comemorou Ronei Basso, Embaixador Furacão da cidade de Cascavel. De lá para cá, o número de atleticanos aumentou consideravelmente e em dias de jogos do Rubro-negro é possível reunir um grupo de até 70 pessoas, dependendo da fase do time dentro de campo.

Após várias reuniões, desencontros e algumas experiências nada agradáveis, Basso e os demais atleticanos de Cascavel resolveram optar por um local fixo para assistir os jogos do Furacão. Após várias tentativas em locais de difícil penetração, tanto pela forte cultura gaúcha no Oeste do Estado, como pelas poucas informações do Clube Atlético Paranaense até então e devido ao fato da imprensa local buscar maiores informações sobre os times do Rio de Janeiro e de São Paulo, Ronei e seus amigos acharam um local para acompanhar o Rubro-negro. “Ao final nos decidimos por apenas um local, mas a experiência traumática acabou nos dando uma coesão que nos proporcionou melhores alicerces. Hoje ficamos no Restaurante Cantinho do Jaime, na Rua Maranhão 511”, finalizou Ronei.

No dia 24/09/2008, João Souza esteve em Cascavel e concedeu entrevistas nas Rádios CBN e Colméia e a sua passagem pelo Oeste do Estado ainda foi noticiado pelos jornais: O Paraná, Hoje e Gazeta do Paraná. Além disso, o dirigente atleticano fez uma palestra sobre Marketing Esportivo, na Unipar.

A segunda cidade a se organizar de forma oficial foi Guarapuava, onde os torcedores se reúnem para assistir todos os jogos e torcer pelo Furacão. “Os Atleticanos de Guarapuava sempre tiveram exclusividade para assistir os jogos nos bares locais. Atualmente estamos nos reunindo na "K&M Lanchonete" em TODOS os jogos com uma média de 35 pessoas, dependendo diretamente da campanha do clube”, comentou Diogo Santos, Embaixador do Atlético na cidade.

Segundo relato de Santos, desde 2004 os guarapuavanos possuem um fã clube. “Em meados de 2004, entrei em contato com o Eduardo Requião (Marketing) do CAP pra agilizarmos o fã-clube em Guarapuava, de lá pra cá não tivemos retorno do clube por inúmeros motivos, mas independentemente disso continuamos o trabalho aqui na cidade e nos intitulamos como "Atleticanos de Guarapuava". Em agosto desse ano o Ricardo Silva (Coordenador do Projeto Embaixador Furacão) entrou em contato comigo e de lá pra cá estamos em tratativas para oficializar o projeto em Guarapuava”, finalizou Diogo.

Em visita à cidade de Guarapuava, no último dia 30/10/2008, o diretor de relacionamentos do Atlético, João Souza, conseguiu através do Embaixador Furacão, Diogo Santos entrevistas em rádios (92FM) e TV’s (Programa Arena Sports) locais. Além disso, uma divulgação em jornais da cidade (Diário de Guarapuava e Tribuna Regional do Oeste) foi feita anunciando a estada do dirigente do Rubro-negro na cidade. Além da aparição na mídia guarapuavana, João Souza proferiu uma palestra sobre Marketing Esportivo, nas Faculdades Guarapuava e visitou entidades sociais.

Além de aproximar o torcedor atleticano do seu clube de coração, o projeto Embaixador Furacão desempenha um forte papel social, destacado por Mick Batista, Embaixador Furacão, no Rio de Janeiro. “É importante ressaltar que a Embaixada Furacão não apenas está para servir aos torcedores, mas também a toda a comunidade, desempenhando papel de cidadania e caridade. Nossa intenção, em breve, é estar atuando no Natal, distribuindo alguns brinquedos, e trabalhando assistencialmente nas chuvas de verão, para ajudar no que for possível”, falou o carioca, Mick Batista.

Já em São José dos Pinhais, o embaixador Rogério Bassa desenvolve um trabalho a mais de dez anos com o Fã Clube do Rubro-negro na cidade e todo final de ano eles realizam um jantar de confraternização com a presença e o apoio de dirigentes atleticanos. Em 2008 um Bolão do Campeonato Brasileiro está sendo realizado com o apoio do Clube Atlético Paranaense. Perguntado pela Furacao.com qual torcida mandava em São José dos Pinhais, Bassa não hesitou em responder: “Aqui em São José dos Pinhais quem manda é a nação atleticana, todas as vezes que o Atlético é campeão na cidade tem até carreata e muita festa pelas ruas. Já participei de muito de eventos e sempre quando tem brincadeiras de qual é a maior torcida, a voz do povo é a voz de Deus, só da Atlético na cabeça”, confessou Rogério Bassa.

Em Londrina, o projeto ainda não foi oficializado, porém já tem data prevista para acontecer. Conforme Neto Rocha, o Embaixador Furacão da cidade, o número de torcedores deve aumentar bastante após a oficialização da embaixada. “Só no boca a boca conseguimos levantar em torno de 50 torcedores na cidade e região, quando houver uma divulgação tenho a plena convicção que esse números deverão melhorar e muito”, contou Rocha.

A cidade de Joinville também está se organizando dentro deste projeto. Segundo Juliano Trevisan, um dos coordenadores do Embaixadores Furacão na cidade, os atleticanos já se organizam para assistir aos jogos do clube e torcer juntos. "Temos local acertado para assistir todos os jogos do Furacão: Xande Burger", disse. Na primeira reunião, que ocorreu na semana passada, 17 pessoas participaram e agora outras sete já integram o projeto.

Para o torcedor atleticano que ainda não possui uma Embaixada na sua cidade ou região e tem interesse em vivenciar as coisas do Clube Atlético Paranaense, o telefone para contato é:

(41) 2105-5688 – Ricardo Silva ou através dos e-mails: [email protected] ou joã[email protected]

Torcedor atleticano faça parte do dia-a-dia do seu clube do coração, procure o Embaixador Furacão em sua cidade e venha torcer conosco. Os Embaixadores do Atlético cadastrados até agora são:

Ronei Basso – Cascavel
Telefone: (45) 9104-1284
E-mail: [email protected]

Diogo Santos – Guarapuava
Telefone: (42) 9914-2732
E-mail: [email protected]

Mick Batista – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 9260-3244
E-mail: [email protected]

Rogério Bassa – São José dos Pinhais
Tel: (41) 9958-1486
Email: [email protected]

Rosa Gralak – São Mateus do Sul
Tel: (42) 3532-3370 / (42) 8831-9512
Email: [email protected]

Haroldo Beltrão Netto – Maringá
Telefone: (44) 9965-8877 ou (41) 9673-5675
E-mail: [email protected]

Neto Rocha – Londrina
Telefone: (43) 9929-6423
E-mail: [email protected]

Juliano e Patricia Trevisan – Joinville
Telefone: (47) 9109-5523
E-mail: [email protected]



Últimas Notícias