Governo federal quer 12 sedes na Copa 2014
Fonte: Agência de Notícias do Governo Estadual do Paraná
O Paraná recebeu nesta terça-feira, em Brasília, apoio do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, na campanha para que Curitiba seja uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
O Estado é o primeiro a cumprir todas as etapas de credenciamento para a escolha das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.
Com isso, ganhou força a mobilização do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo, criado para organizar a candidatura do Paraná, em especial de Curitiba, para abrigar os jogos mundiais.
O governador em exercício Orlando Pessuti esteve junto com os 17 integrantes do Comitê para reuniões com os ministros do Turismo, do Planejamento e do gabinete da presidência da República. O encontro com o ministro do Esporte, Orlando Silva, teve que ser adiado.
Segundo o ministro Paulo Bernardo, os ministros do governo podem individualmente apoiar causas dos seus Estados, mas o Governo Federal não vai tomar partido de uma ou outra cidade na disputa da Fifa, a Federação Internacional de Futebol.
O governo tem orientado seus ministros a dar suporte às demandas estaduais, mas a posição oficial é aguardar a divulgação da escolha da Fifa. Não dá para o governo dizer que Curitiba deve ser escolhida em desfavor de Florianópolis, por exemplo, justifica o ministro Bernardo.
Segundo Paulo Bernardo, o Governo Federal também apóia que sejam escolhidas no Brasil 12 cidades para sediar os jogos mundiais, em vez de 10 ou 8 como defende a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Nós vamos enviar um ofício à Fifa e à CBF para pedir que sejam 12 cidades no Brasil. O país é muito grande e muitas cidades têm condições de abrigar os jogos da Copa, afirma o ministro Bernardo.
O governador Orlando Pessuti saiu satisfeito dos encontros, principalmente com a idéia de ampliação do número de cidades escolhidas. Para ele, mais uma evidência de que Curitiba está no páreo. Foi interessante o pedido de 12 cidades. Com isso, Curitiba será uma das sub-sedes com certeza, avaliou.
Da conversa com o ministro do turismo, Luiz Barreto, o governador Orlando Pessuti percebeu receptividade à candidatura da capital paranaense.
O secretário estadual de Turismo, Celso Caron, afirma que houve demonstração de vontade política para que o Brasil tenha 12 cidades selecionadas pela Fifa. Tendo em vista que o Paraná cumpriu todas as etapas de seleção, somos fortes candidatos, até porque Curitiba é uma cidade-modelo no país, afirmou.
O secretário Caron informou que a capacidade hoteleira de Curitiba é superior às exigências da Fifa. Curitiba tem hoje 18 mil leitos. O mínimo é de 10 mil e, até 2014, a ampliação será natural. Somos o terceiro maior parque hoteleiro do país, revelou.