5 nov 2008 - 11h31

Governo federal quer 12 sedes na Copa 2014

Fonte: Agência de Notícias do Governo Estadual do Paraná

O Paraná recebeu nesta terça-feira, em Brasília, apoio do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, na campanha para que Curitiba seja uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

O Estado é o primeiro a cumprir todas as etapas de credenciamento para a escolha das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Com isso, ganhou força a mobilização do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo, criado para organizar a candidatura do Paraná, em especial de Curitiba, para abrigar os jogos mundiais.

O governador em exercício Orlando Pessuti esteve junto com os 17 integrantes do Comitê para reuniões com os ministros do Turismo, do Planejamento e do gabinete da presidência da República. O encontro com o ministro do Esporte, Orlando Silva, teve que ser adiado.

Segundo o ministro Paulo Bernardo, os ministros do governo podem individualmente apoiar causas dos seus Estados, mas o Governo Federal não vai tomar partido de uma ou outra cidade na disputa da Fifa, a Federação Internacional de Futebol.

“O governo tem orientado seus ministros a dar suporte às demandas estaduais, mas a posição oficial é aguardar a divulgação da escolha da Fifa. Não dá para o governo dizer que Curitiba deve ser escolhida em desfavor de Florianópolis, por exemplo”, justifica o ministro Bernardo.

Segundo Paulo Bernardo, o Governo Federal também apóia que sejam escolhidas no Brasil 12 cidades para sediar os jogos mundiais, em vez de 10 ou 8 como defende a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Nós vamos enviar um ofício à Fifa e à CBF para pedir que sejam 12 cidades no Brasil. O país é muito grande e muitas cidades têm condições de abrigar os jogos da Copa”, afirma o ministro Bernardo.

O governador Orlando Pessuti saiu satisfeito dos encontros, principalmente com a idéia de ampliação do número de cidades escolhidas. Para ele, mais uma evidência de que Curitiba está no páreo. “Foi interessante o pedido de 12 cidades. Com isso, Curitiba será uma das sub-sedes com certeza”, avaliou.

Da conversa com o ministro do turismo, Luiz Barreto, o governador Orlando Pessuti percebeu receptividade à candidatura da capital paranaense.

O secretário estadual de Turismo, Celso Caron, afirma que houve demonstração de vontade política para que o Brasil tenha 12 cidades selecionadas pela Fifa. “Tendo em vista que o Paraná cumpriu todas as etapas de seleção, somos fortes candidatos, até porque Curitiba é uma cidade-modelo no país”, afirmou.

O secretário Caron informou que a capacidade hoteleira de Curitiba é superior às exigências da Fifa. “Curitiba tem hoje 18 mil leitos. O mínimo é de 10 mil e, até 2014, a ampliação será natural. Somos o terceiro maior parque hoteleiro do país”, revelou.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…