Preparação para 2009.
É imprescindível a manutenção de Geninho e Moraci Santana para a temporada 2009. São caros, mas valem cada centavo e os mais de vinte mil sócios podem bancá-los (penso que chegaremos a 30 mil se o time começar bem o ano).
Em pouco tempo nossos mestres conseguiram formar uma equipe competitiva com os jogadores desmotivados e em frangalhos deixados por Roberto Fernandes.
Isso, sem falar que não temos laterais de ofício e Chico vem sendo improvisado na zaga.
Acredito que alguns jogadores sairão na virada do ano, casos de Pedro Oldoni, Ferreira e Alan Bahia. Antonio Carlos, talvez. Mas há que se manter a espinha dorsal desse time, com Galatto; Rhodolfo, A. Carlos e Gustavo Lazaretti; alguém (até Nei voltar), Valencia, Chico, Netinho e alguém (até M. Azevedo aprender a cruzar); Julio César e Rafael Moura.
Com alguns reforços consagrados, tipo o Ruy (lateral-direita do Náutico), o Renato (meia da Ponte Preta), a volta de Ticão e a promoção de jogadores da base tais como Alex Sandro, Carlão, Gerônimo, Wallyson (parece que ganhou 13 kg de massa muscular e vai arrebentar) e Willian (eu acredito!!!), penso que dá prá disputar o Estadual e a Copa do Brasil.
No mais, realizar uma boa pré-temporada e fechar um grupo pequeno de 28 jogadores no máximo e valorizar os seus salários, especialmente os de Valencia, Antonio Carlos, Netinho e Rhodolfo.
Aumentar os bichos e incentivar os reservas à disputa pela titularidade. Enfim, é preciso acabar com o marasmo e motivar essa boleirada.
Como MCP disse, não cairemos jamais. Mas se não quisermos mais levar um susto tão grande, é preciso comprar a lealdade dos jogadores com bons salários desde já.