Os americanos são f***!
Lembro dos ‘Sobrinhos do Ataíde’. O programa, então na 89 Rock Radio de São Paulo, tinha um quadro genial, entre tantos brilhantes. Os diálogos destas esquetes, entre um pai e um filho adolescente, tratavam da imbecilização provocada na juventude pelos ‘american ways’ (of doing shit!). O moleque tinha um bordão fantástico, que não me saiu da cabeça neste primeiro tempo de jogo (escrevo no intervalo da partida entre FCD e CAP, sábado,14, 22h40min). Dizia o pirralho: ‘Pô pai… os americanos são muuuuuito melhores!!!’ Era, obviamente, uma tiração de sarro. O guri babacamente americanizado e o pai nacionalista. Ingredientes pra humor de primeira. Quem ainda não ouviu basta dar um ‘google’ em ‘Sobrinhos do Ataíde’. Vale o click!
Pois é… chego à (infeliz) conclusão que, mesmo quebrados, os americanos são f***! Se não são melhores, são bons praca! Assisto o jogo gratuitamente pelo site do clube americano, conforme a Furacao.com informava durante a semana. O detalhe é que parece que estou assistindo na tv aberta. Sem ‘delay’, imagem limpa, um narrador que disse que o CT do Atlético é ‘World Class’, certamente o melhor da AL, se não do mundo. Que encheu a bola do Marcinho pro nosso lado e do Ferreira pro deles. Ou seja, estou assistindo um jogo que está passando do outro lado do mundo, de graça e com qualidade fantástica. Um narrador simpático à torcida, puxa-saco quase, tomando uma gelada e com os pés pra cima.
Pois é… mas o Parananense eu não consigo assistir nem pagando ‘pay-per-view’. Estive neste mesmo espaço contando pra vocês o caso da NET Maringá, QUE NÃO PASSA OS JOGOS DO ATLÉTICO NEM QUE A GENTE PAGUE!!! Ou seja: não somos respeitados, somos privados até dos nossos direitos, não nos deixam acompanhar nosso time aqui, no quintal do nosso estado… quando (e como???) seremos grandes desse jeito? Corinthiano, são paulino e palmeirense aqui não falta. E, claro, vão continuar crescendo… só isso se vê na televisão.
E como driblar isso? Simples, os americanos do Dallas nos dão a aula. Se a grande mídia se escora numa hipotética (bem hipotética mesmo) falta de recursos e estrutura para segmentar o mercado e tratar os consumidores com um pouco de respeito, vamos romper com esses caras mesmo! Ou pinga 2 milhas anos que vem ou o Paranaense vai pra TV Furacão, pra TV Paranito, pra Ervilha Television… (imaginem a TV Caranguejão, do Rio Branco). Vintão a assinatura mensal (menos da metade do PPV da MaNET), jogo online pra internet e celular, com qualidade e um locutor nosso (o Jasson não dá, coxa-branca demais!). Eu pago essa p****! Você não paga? Sei que o Atlético é capaz disso, duvido muito que os verdes tenham culhão pra peitar a Globo, quanto ao resto, de tão explorados é até capaz que topem. Então por que não começar o movimento pro ano que vem?
Os americanos fazem… e na minha opinião nós somos melhores em muitos sentidos. Pois será que vamos continuar sem poder de escolha, sem opções, sendo obrigados a engolir o que a mídia quer, e nosso clube não vai fazer nada, mesmo sendo explorado tanto quanto os outros? Isso aqui, afinal, é uma terra de ‘rats’ ou ‘it’s the land of the free and the home of the brave!’? Pô…