O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
28 mar 2009 - 16h28

Não desejar a mulher do próximo, o 9º mandamento

Dizem que é invenção. Outros acreditam que aconteceu mesmo. O fato é que as divergências do ‘supermando’ já aconteceram antes. Foi com Moisés, quando recebeu a tábua dos 10 mandamentos. Foi mais ou menos assim: lá pelos idos de 1250 a.C., Moisés desceu do Monte Sinai com a Tábua dos 10 mandamentos e começou a ler para o povo de Israel. Ao chegar no artigo 9, quer dizer, no 9º mandamento, ele leu:

– NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO.

Ouve um clamor de estranheza, porque a maioria não entendeu o que aquilo queria dizer. Era bem diferente dos demais artigos, quer dizer, mandamentos. Por exemplo:

1) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS: todos sabiam o significado.

Ou então:

5) NÃO MATAR. Não matar é não matar e ponto final.

A dúvida era o que realmente queria dizer NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO, pois todos conheciam Issac Próximo, filho de Aarão. Então o artigo, ou mandamento queria dizer “não desejar a mulher de Issac Próximo” ou “não desejar a mulher do seu semelhante”?

Era uma dúvida que incomodava a todos. Moisés disse que recebeu do ‘dedo de Deus’ estes mandamentos e não questionou nada. Ele conhecia Izabel, mulher de Issac Próximo. Ela era muito bonita e se destacava entre tantas outras mulheres que fugiram do Egito, talvez a mais bonita que estava entre eles. Mas não podia dizer com certeza se era a ela que Deus se referia.
Alguns homens, que, digamos, não gostavam muito da palavra ‘fidelidade’ , defenderam que era mesmo sobre a mulher de Issac que o mandamento se referia, e eles estavam dispostos a respeitá-la. Mas somente ela. Outros achavam que todas as mulheres comprometidas deveriam ser respeitadas.
Ouve uma grande discussão. Sábios foram chamados para tentar solucionar o problema, mas sem sucesso.

Moisés estava cansado. Disse ele: ‘Atravessar o Mar Vermelho foi mais fácil.’
Hoje sabemos que ficou o que está escrito. Alguns seguem como sendo o ‘próximo’ o seu semelhante e outros preferem achar que era mesmo do Issac que o mandamento falava. Somente do Issac.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…