Somos rubro-negros!
Infelizmente nossa torcida tem andando muito parecida com aquela torcida xoxa. Xinga jogadores, vaia o time durante a partida, perde a paciência num piscar de olhos.
Vivo o Atlético há quase 30 anos, integrei a extinta Torcida Nação Atleticana, a Guerrilheiros da Baixada e depois a Fanáticos. Fui diplomado jornalista e aí passei a frequentar os bastidores da Arena e a acompanhar os jogos dentro de campo. Nos últimos anos voltei à arquibancada como um bom e velho torcedor rubro-negro.
Confesso que neste período todo nunca vi a torcida Atleticana tão impaciente quanto nos últimos anos. Certamente esse comportamento tem a ver com a conquista de 2001 e com a geração Arena, acostumada a espetáculos de gala e aos massacres do Furação sobre grandes adversários.
Percebo, no entanto, que da mesma forma que a torcida eleva um jogador mediano a ídolo através do incentivo, também queima um potencial talento por uma jornada infeliz.
Fácil relacionar uma série de jogadores que nos últimos anos não deram certo por aqui e que estão estraçalhando em outras bandas: Durval, Igor, Edno, Dinei, Denis Marques, entre outros.
Jogadores da seleção colombiana passaram por aqui e não serviram para o Atlético. Até o Ferreira foi vaiado pela torcida nos últimos jogos. Concordo que não estava jogando bem, mas todo jogador está sujeito a uma fase ruim, e ninguém pode afirmar que o Ferreira não é um ótimo jogador.
Esse negócio de ‘apupar’ os jogadores durante a partida para mim é coisa dos xoxas. A torcida rubro-negra tem que parar com essa estória e voltar a fazer o que realmente sabe: apoiar incondicionalmente o Furacão e dar show nas arquibancadas.
Não estou falando de passividade. Deixemos as críticas e exigências para os momentos oportunos. Cansei de ver a Fanáticos fazer protesto ordeiro na porta do vestiário após a partida e ser recebida em seguida pela direção do Clube. Vi a Fanáticos entrar no local de treino do time e abordar o treinador para tentar melhorar uma situação complicada.
Hoje a direção do Clube está mais próxima das Organizadas. Hoje somos mais do que simples torcedores, somos sócios. Portanto, temos meio para criticar.
Vaias e xingamentos durante os jogos não adiantam nada. Vamos incentivar, vamos apoiar, vamos deixar o espírito de porco rondar o chiqueirão dos xoxas!
O Atlético nos une, a união nos fortalece!