Quem comanda?
Deixei passar um pouco de tempo após o Atletiba e só agora vou tentar colocar o que penso. Por que só agora? Porque queria deixar baixar a poeira do Atletiba de domingo, não queria ser influenciado apenas (apenas?) por esse vexame, mas sim analisar racionalmente um conjunto de fatos que já vêm ocorrendo há tempos. No Atletiba de domingo os efeitos dessa conjuntura a que me refiro foram apenas repetidos. Não há novidade alguma em ver nosso Furacão atuar pessimamente neste campeonato; vencendo partidas, é verdade, mas jogando muito mal na maioria das vezes.
Então vejamos: O que está acontecendo com o Furacão da Baixada?
Simples consequências de uma renovação que não houve de fato! Devido às eleições de Dezembro passado, trocaram-se pessoas, mas permaneceu a mesma mentalidade tacanha em relação ao produto final de nosso Clube, ou seja, ao futebol.
Têm ocorrido algumas mudanças diretivas que são apenas uma maquiagem enganadora, no que diz respeito à área de relacionamento com Torcida, Imprensa, só isso. Demagogia pura!
A promessa da campanha, de mais investimentos em futebol, não passou até este momento de pura empulhação, mais uma propaganda enganosa das tantas com as quais nossa torcida tem sido iludida nos últimos anos. O fabuloso JORGE PREÁ que me desminta, se for possível.
Esclareço que não defendo nenhuma corrente política. Não me interessa se é José ou Joaquim ou Pedro que comanda nosso Atlético. O que me interessa é que, quem comanda, o faça com competência. Portanto, não sou nem viúva de MCP nem amante de MM. SOU ATLÉTICO!
Falta de motivação?
Não creio em jogadores desmotivados, me perdoem, sim? Acredito em jogadores que não têm sentido firmeza em um comando que, se por acaso existe, é fraco, injusto e privilegia um grupelho de jogadores que já demonstrou fartamente que não tem condições de envergar nossa gloriosa jaqueta. Isso causa insegurança, desconfiança, incertezas no grupo. Boleiros já são naturalmente muito suscetíveis, desconfiados, malandros; imagine-se então nessa situação dúbia.Deve-se acrescentar que, além de tudo, nosso elenco, por si só já é extremamente fraco!
Estou falando em falta de comando? Sim, estou falando de falta de comando!
Começando pelo Presidente, que ao que me consta é um bom advogado, mas que de futebol mesmo tem pouquíssima experiência; avançando pela nossa Diretoria, que não dispõe de um Vice-Presidente de Futebol, alguém profundamente conhecedor dos meandros da bola, que fale a linguagem dos boleiros (sim, esse idioma existe …), que entenda, minimamente que seja, de técnica, de tática e de avaliação de jogadores e que tenha também características de aglutinador.
Alguém que, com essas capacidades, possa realmente conversar no pé da orelha com a Comissão Técnica, tendo nível de Diretoria e sendo respeitado pelos seus conhecimentos e por seu histórico dentro do futebol.
Falta então, esse Diretor de Futebol (a nomenclatura pouco importa), falta comando firme para questionar a Comissão Técnica e, principalmente o Técnico quanto a determinados fatos, tais como:
– Nossa zaga tem sido tremendamente instável, não poderia ser alterada? Rafael Santos e Gustavo, sempre que entraram no time, corresponderam. Por que não têm maiores chances? Manoel, destaque na Copa São Paulo, onde demonstrou uma extraordinária qualificação, com arrancadas que em muito lembraram o ex-zagueiro Luiz Pereira, do Palmeiras e Seleção Brasileira, não poderia ter sido testado no período que o técnico promoveu suas tão badaladas observações? E o Carlão? E o Bruno? É público e notório que Rodolpho e Antonio Carlos vêm falhando. Chico? Chico é volante, desde os juniores, não é zagueiro!
– Por que o time só vem jogando no 3-5-2, se não tínhamos alas de ofício? Bem, agora temos Raul, que depois de tanta teimosia do nosso Técnico, está no time. Mas, por que só agora? E na lateral esquerda? Porque Netinho deslocado? Se é para deslocar alguém, por que não deslocar então o Chico, que é mais marcador? Por que não Marcio Azevedo? E o Alex Sandro? E o Dennis, dos juniores (vide Copa São Paulo)?
– Se não tínhamos alas de ofício, por que não adotar o 4-4-2? Como poderia ser? Valencia (agora contundido) ou Jairo ou Chico como 1° volante; Como 2° Volante, Zé Antonio (jogando na sua verdadeira posição fez 14 gols em um Campeonato Mineiro), ou mesmo Chico , ou Fransérgio, ou Renan (quando voltar da contusão).
Julio dos Santos (na armação, não na marcação) e Marcinho (ou até mesmo Netinho em sua verdadeira posição, para ver se acerta de uma vez ou desocupa a moita). Poderia ser utilizado o Wesley (o craque que nosso técnico solicitou fosse contratado ao Santos nessa função de armador)?
Na frente, tem sido impossível de acreditar quando se vê ou ouve que Julio Cesar está escalado para jogar. Alguém ainda acredita nele, depois de tantas oportunidades? Qual é o verdadeiro motivo de tanto prestigiamento a tal atleta? Algo misterioso? Wallysson arrebentou em 3 jogos seguidos! No Atletiba, onde ele estava? Você viu, você acertou: estava no banco de reservas! Lima, apesar de ser quase uma piada, soa mais engraçado que a piada Julio Cesar! Wesley, apesar de não ser nenhuma maravilha, não rende mais que Julio Cesar?
Pergunto: mesmo que o elenco seja fraco como é, mas com os jogadores (embora limitados) em suas verdadeiras posições e com um sistema de jogo adequado às próprias limitações, o rendimento do time não poderia ser ao menos um pouco melhor?
Concluindo
A falta de uma cobrança maior, de um comando, fez de nosso técnico um SENHOR DO CAJÚ. Faz, desfaz, manda e acontece, sejam quais forem as consequências e não tem ninguém a lhe cobrar, a lhe comandar. Todos nós erramos, nosso Técnico também é humano e erra (e tem feito muito isto neste 2009). Mas, só quem lhe cobra é a Torcida (uma pequena parcela, da qual felizmente faço parte). Não idolatro pessoas, idolatro ideias.
Esclareço que não sou contra nosso Técnico, até o admiro e respeito, sou grato pelo que fez em 2001 e 2008, confesso que gostaria que continuasse conosco; mas, agora já estamos em 2009 e, …ninguém pode ou deve ser absoluto. Deve haver cobrança e comando!
Os erros que se refletem nas atuações dentro de campo são causados sim, pela extrema fragilidade do elenco, pela falta completa de investimentos em jogadores de qualidade, sendo isto de responsabilidade direta da Diretoria.
Mas, a FALTA DE COMANDO também está nos corroendo … !! E a falta de comando, começa por onde ??
Peço desculpas, sei que me alonguei mas, como não sou jornalista, não possuo as virtudes da síntese.
Saudações Rubro-Negras
ALVARO DE SOUZA FILHO