Meninos, eu vi!
Que o boleiro e cracaço em outros campos Chico Buarque de Holanda me perdoe a audácia de roubar-lhe os versos, mas eu vi, sim!
Vi o Atlético ser o Clube Atlético Paranaense, o Furacão! Vi o Ronaldo pegar duas vezes na bola e sair no intervalo. Vi o He-Man mostrar que é Homem, como tem que ser, pra vestir essa camisa. Vi o Marcinho dos velhos tempos e o Wallyson de um futuro brilhante se materializando hoje. Vi um time bem armado, lutador e bom de bola.
O que eu não vi mais foram uns e outros corneteiros falando bobagem aqui e acolá. O que não vi mais foram os pseudo-analistas da bola ensinando a receita de se montar um time vencedor. O que não vi, também, foi uma sova de babaquices quando, atônitos, muitos torcedores do ‘espinafre’ não entenderam como nem porque vencemos o ‘curintia-todo-poderoso-do-ronaldão-e-do-chicão’.
Eu vi o Furacão perder da ‘coxaradafilhadaputa’ num clássico, normal até certo ponto dadas as circunstâncias da partida, mas não vi motivo pra esculhambar o tanto quanto esculhambaram nosso time. Vi tropeços e equívocos em alguns jogos do Paranaense, mas não vi um time de perdedores como uns e outros idiotas de plantão se apressaram em decretar.
Eu até vi problemas, porque estou longe de ser cego. Mas também vi atitude, vontade e certa qualidade que, ontem, qualquer míope também acabou vendo. Ontem todos vimos o Atlético em campo, mas só alguns de nós puderam sorrir de canto de boca e pensar: ‘VIRAM, SEUS IMBECIS!? ATLÉTICO É ISSO!’
Dizem que o pior cego é o que não quer enxergar. Pois eu acho que o pior cego é aquele que só enxerga o que quer, quando lhe é conveniente, e que entra na onda do discurso pronto e do vai-da-valsa da ‘galera’, pra posar de profeta do acontecido.
Pra falar bem a verdade, eu vejo que ter opinião e clareza pra falar é coisa de poucos privilegiados. Vejo também que qualquer idiota consegue meter os dedos num teclado pra vomitar asnice. Vejo que de técnico e de louco todo mundo tem um pouco, mas visão e discernimento é qualidade raríssima hoje em dia.
Eu vou ver meu Furacão enroscando com todo mundo nesse Brasileirão. Vou ver jogos duros e uma campanha digna, quem sabe até brigando na ponta. Vou ver um time se construindo aos poucos e, infelizmente, vou continuar vendo uns e outros ‘donos da razão’ quebrando a cara de vez em quando.
Como o Chico, eu ‘também vi a cidade incendiada, eu tive medo. Eu vi a escuridão. Eu vi o que não quis. Amei mais do que pude, eu fiquei cego de paixão. E acho que enfim…’ eu vi uma nação vermelha, e preta, e feliz… e vi Homens de verdade vestindo o manto mais sagrado que há! Se você não viu,não há outra coisa a fazer: VISITE UM OFTALMOLOGISTA!