Não somos ainda um time grande
Para o nosso próprio bem temos que reconhecer a realidade: o Clube Atlético Paranaense ainda não é um time grande de futebol no cenário nacional.
Dentro do cenário nacional um time grande é aquele que tenha conquistado e que conquiste regularmente vários títulos expressivos, dentre eles Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e o Mundial de Clubes. Só conquistamos um desses títulos em toda a nossa história de 85 anos. E já faz tempo, há 8 anos. Podemos esquecer a Série B e vice-campeonatos.
Grande é o time no qual jogadores de expressão nacional e internacional queiram e possam jogar. Quase ninguém de peso quer vir jogar aqui. E não podemos pagar pelos jogadores que queremos. Vivemos de apostas em revelações da categoria de base e dependemos basicamente de sorte. Somos ainda usados como ponte para jogadores sem expressão irem jogar em outros clubes atualmente vistos como maiores que o nosso.
Estádio e estrutura não nos dão o status de time grande. São apenas perfumaria, conforto. O que importa para ser grande são os resultados do futebol.
Queremos ser um time grande de futebol. Mas para isso precisamos primeiro admitir que ainda não somos. E então precisamos trabalhar para ser. Precisamos de humildade. Precisamos de paciência. Mas acima de tudo precisamos de futebol.
Nada disso tira o valor do nosso clube. Devemos ser sim orgulhosos de sua história, pois é a nossa história, mas nunca arrogantes como temos sido nos últimos anos.