Preparador físico Riva Carli retorna ao Atlético
O Atlético confirmou o retorno do preparador físico Riva Carli, que foi campeão brasileiro na função no clube em 2001. Ele deve liderar a equipe composta pelos também preparadores físicos Juvenilson de Souza, Márcio Henriques, Antônio Marcos e Jean Carlo Lourenço. Riva era a segunda opção da diretoria atleticana, que tentou nesta semana o retorno de Moraci SantAnna, que esteve no clube no ano passado. Moraci, contudo, negocia com um time do exterior.
Riva retorna ao Furacão depois de três anos. Ele estava no Flamengo desde o final de 2008. No clube carioca, Riva ficou marcado por exigir esforço dos atletas. Na semana de carnaval, o preparador físico chegou a discutir com o lateral-esquerda Juan, que se queixou da atividade de corrida de 40 minutos. O desentendimento se repetiu no início deste mês.
Além de preparador físico, Riva já foi técnico interino do rubro-negro duas vezes. Em 2000, ele comandou o Atlético na vitória sobre o Corinthians, em São Paulo, por 3 a 2. Riva voltou ao cargo em 2002, quando levantou a taça do Supercampeonato Paranaense com o Atlético e dirigiu o time na Copa dos Campeões.
Histórico
Riva tem um relação muito forte com o Atlético. Ele começou a trabalhar no clube em 1994 e permaneceu no cargo mesmo após as drásticas reformas pelas quais o Atlético passou nos anos seguintes. Conquistou 12 títulos, incluindo a Série B de 95, os Campeonatos Paranaenses de 98, 2000, 2001 e 2002, a Seletiva em 99 e o Campeonato Brasileiro em 2001.
Em 2002, depois de fracassar como técnico na Copa dos Campeões, Riva deixou o Atlético e treinou o Grêmio Maringá, que na época havia acertado uma parceria com o Furacão. A experiência durou só um mês e ele acabou pedindo demissão. Depois disso, trabalhou no futebol chinês (Beijing Guan e Xanxi Guoli) e no Bahia, indicado por Vadão, com quem havia trabalhado no Atlético.
Riva voltou ao Atlético em maio de 2005, atendendo a um chamado do então presidente Mário Celso Petraglia, e fez parte da comissão técnica de Antonio Lopes na campanha do vice-campeonato da Libertadores. Mesmo com a saída de Lopes, Riva permaneceu e trabalhou como outros treinadores, como o alemão Lothar Matthäus.
Porém, logo após a saída de Matthäus, o Rubro-Negro abandonou a ideia de ter uma comissão técnica permanente no clube. Com a chegada de Givanildo Oliveira, foi contratado também o preparador físico Wellington Vero. A diretoria atleticana tentou manter Riva em outra função, mas ele não aceitou e pediu desligamento.
Acompanhando Antonio Lopes, trabalhou no Goiás e no Fluminense. Em 2007, foi recomendado pelo curitibano Cuca ao Botafogo e iniciou uma parceria com o treinador, tendo trabalhado com ele também no Santos, Fluminense e Flamengo.
Ficha técnica
Nome completo: Carlos de Oliveira Carli (Riva)
Local de nascimento: Lagoa Vermelha (RS)
Data de nascimento: 18/06/1953
Clubes: Pinheiros, Coritiba, Atlético (1994 a 2002), Grêmio Maringá, Beijing Guoan, Shanxi Guoli, Bahia, Atlético (2005 a 2006), Goiás, Fluminense, Botafogo, Santos, Fluminense e Flamengo