Atlético será o representante do Paraná na elite do futebol
O Furacão será o único time a representar o Paraná na elite do futebol brasileiro no próximo ano. O Estado, que contava com o trio de ferro, formado por Atlético, Coritiba e Paraná Clube, pela primeira vez no novo milênio terá apenas um representante na Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 2005, o Coxa foi rebaixado à segunda divisão do certame nacional. Com a queda do arquirrival alviverde para a Série B, os paranaenses foram representados por Atlético e Paraná em 2006. No ano seguinte, mais uma vez o tricolor paranaense e o Furacão jogaram na elite do futebol, já que o Coritiba não conseguiu o acesso à primeira divisão. Entretanto, nesse mesmo campeonato, o Paraná Clube acabou sendo rebaixado, mesmo tendo o atacante Josiel no elenco, que marcou 20 gols e foi o artilheiro do Brasileirão em 2007.
Tristeza de um lado, alegria de outro
Se os tricolores choravam a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, os alviverdes festejavam o retorno à elite do futebol. O Coritiba sagrou-se campeão da Série B e, junto com o Rubro-Negro, defendeu o Estado paranaense na Série A em 2008.
O fato se repetiu em 2009, quando a dupla Atletiba representou o Estado. Porém, o destino pregou uma peça na equipe do Alto da Glória, justamente no ano do centenário do clube. A equipe coxa-branca foi, novamente, rebaixada à segunda divisão nacional, deixando apenas o Atlético como representante do futebol paranaense na primeira divisão.
Coritiba e Paraná Clube terão de chegar entre os quatro primeiros colocados na Série B, e o Furacão não ficar entre os quatro últimos na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em 2010, para que o trio de ferro volte a defender, juntos, o futebol paranaense.