26 dez 2009 - 17h21

Onde estão os reforços?

A três semanas da estreia do Atlético no Campeonato Paranaense (em 17/01, contra o Toledo) e a menos de 10 dias para a reapresentação oficial do elenco para a pré-temporada (com início em 4 de janeiro), a grande pergunta que não sai da cabeça dos torcedores do Furacão é: cadê os reforços do time para 2010?

A preocupação existe e é justificada por dois fatores: primeiro porque é evidente a deficiência técnica do elenco, que ficou até a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro brigando para fugir do temido rebaixamento – um forte indicador para demonstrar que a base de 2009 é fraca para as pretensões da torcida em 2010, ano que marca o Atlético Paranaense como único representante do estado na elite do futebol nacional. Além disso, o clube está enxugando o elenco e a saída de atletas também mudou a estrutura do time titular, após as transferências de Nei, para o Internacional, e a liberação do volante Rafael Miranda, que não teve seu contrato renovado. Mais do que isso, outros clubes que disputarão a Série A em 2010 já começaram a contratar e a reformular o seu elenco.

Há alguns meses, o próprio presidente Marcos Malucelli disse que pretendia iniciar 2010 com o elenco fechado, já focado nas disputas das competições que o clube disputará na próxima temporada – Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Brasileirão. “Pretendo começar o ano de 2010 com o time formado, o time pronto, se preparando para o Brasileiro”, disse em entrevista à Rádio CBN Curitiba em outubro (clique aqui e relembre a entrevista).

Mercado

De concreto, o Atlético ainda não anunciou nenhum reforço para 2010. Há apenas as especulações que dão conta da negociação do clube com o atacante Bruno Mineiro, do América. O clube também tentou contratar o meia Elias, do Atlético Goianiense, mas desistiu da transação.

Segundo o diretor de futebol, Ocimar Bolicenho, o clube está trabalhando para contratar reforços e vai atrás de atletas em três posições essenciais: um atacante, um zagueiro e um lateral-esquerda.

Adversários

Para comparar as medidas tomadas pelos outros clubes, a Furacao.com fez um levantamento especial, com todas as contratações dos adversários do Atlético na Primeira Divisão em 2010. Além disso, listamos também os reforços da dupla Coritiba e Paraná Clube, que apesar de fazerem parte da Segunda Divisão são os principais adversários do Furacão no Campeonato Paranaense.

Dos 20 integrantes da Série A, apenas três clubes ainda não fizeram nenhuma contratação. Curiosamente, os três são rubro-negros: Atlético, Flamengo e Vitória. Em compensação, alguns clubes já contrataram vários atletas. O Vasco, campeão da Série B, é o recordista. Já acertou com 10 atletas. O São Paulo, mesmo tendo terminado o Brasileirão em terceiro lugar, contratou cinco atletas. No âmbito estadual, o Coritiba também não anunciou nenhuma contratação para 2010.

Confira o panorama:

Série A

Atlético Goianiense: Washington (atacante – São Caetano)

Atlético Mineiro: Jairo Campos (zagueiro – LDU), Leandro (lateral-esquerda – Vitória), Muriqui (atacante – Avaí)

Atlético Paranaense: nenhum reforço

Avaí: Zé Carlos (goleiro – Paraná Clube), Gabriel (zagueiro – Paraná Clube), Fredson (volante – sem clube) e Vandinho (atacante – Sport)

Barueri: Marcelo Oliveira (lateral – Corinthians)

Botafogo: Léo Guerreiro (volante – Botafogo-DF), Ewerton (volante – Barueri), Somália (volante – América de Natal) e Renato (meia – Grêmio)

Ceará: Eduardo (goleiro – Náutico) e Vavá (atacante – Mogi Mirim)

Corinthians: Roberto Carlos (lateral – Fenerbahçe), Ralf (volante – Barueri), Tcheco (meia – Grêmio), Danilo (meia – Kashima Antlers) e Iarley (atacante – Goiás)

Cruzeiro: Pedro Ken (meia – Coritiba) e Anderson Lessa (atacante – Náutico)

Flamengo: nenhum reforço

Fluminense: Thiaguinho (meia – Botafogo)

Goiás: Augusto (zagueiro – Avaí), Mateus (meia – Criciúma), Angel Rojas (meia – Universidad de Chile) e Jadilson (lateral-esquerda – Grêmio)

Grêmio: Maurício (zagueiro – Palmeiras) e Ferdinando (lateral – Avaí)

Guarani: Fabinho (lateral-esquerda – Paraná Clube) e Marcelo Maciel (atacante – Remo)

Internacional: Nei (lateral-direita – Atlético), Bruno Silva (lateral-direita – Ajax) e Thiago Humberto (atacante – Barueri)

Palmeiras: Léo (zagueiro – Grêmio) e Márcio Araújo (volante – Atlético Mineiro)

Santos: Bruno Rodrigo (zagueiro – Portuguesa), Bruno Aguiar (zagueiro – Guarani) e Marquinhos (meia – Avaí)

São Paulo: Xandão (zagueiro – Barueri), André Luís (zagueiro – Barueri), Marcelinho Paraíba (atacante – Coritiba), Fernandinho (atacante – Barueri) e Léo Lima (volante – Goiás)

Vasco: Gustavo (zagueiro – Cruzeiro), Thiago Martinelli (zagueiro – Cruzeiro), Élder Granja (lateral – Sport), Márcio Careca (lateral – Barueri), Jumar (volante – Palmeiras), Léo Gago (volante – Avaí), Geovane Maranhão (meia – Artsul), Caíque (meia – Guarani), Rafael Coelho (atacante – Figueirense) e Dodô (atacante – sem clube)

Vitória: nenhum reforço

Paranaenses

Coritiba: nenhum reforço

Paraná Clube: Juninho (goleiro – Atlético Mineiro), Irineu (zagueiro – Juventude), Diego Correia (zagueiro – Ypiranga ), Jefferson (lateral – Ferroviária), Emanuel (volante – Iraty), Márcio Diogo (meia – Ipatinga) e Douglas (atacante – XV de Piracicaba)

Reportagem: Patricia Bahr e Wellington Carvalho



Últimas Notícias