Atlético receberá 2 milhões de euros por Alex Sandro
O Clube Atlético Paranaense confirmou nesta quinta-feira a negociação do volante Alex Sandro. A imprensa já havia divulgado há mais de uma semana que o atleta havia sido negociado com um grupo de investidores estrangeiros. A transação foi concluída às vésperas do jogo contra o Paraná Clube. Aos 19 anos, Alex Sandro estava no Atlético desde 2006 e começou a carreira como lateral-esquerda. Desde o ano passado, foi deslocado para a posição de volante e firmou-se como titular no time de Antonio Lopes.
Pelas regras da FIFA, um atleta profissional precisa ser vinculado a uma entidade desportiva. O grupo que adquiriu os direitos econômicos de Alex Sandro irá registrar o jogador no Club Deportivo Maldonado, da segunda divisão do Campeonato Uruguaio. Ele será imediatamente emprestado ao Santos, pelo período de dois anos.
O Atlético não informou o nome do grupo de investidores, mas há informações de que seria a HAZ Sport Agency, dos empresários Fernando Hidalgo, Gustavo Arribas e Pini Zahavi – os dois primeiros argentinos, o último israelense. Os três são agente FIFA e já fizeram negócios com outros clubes brasileiros, como o Corinthians, Cruzeiro e Vasco. A HAZ também já agenciou as carreiras de Tevez, Mascherano, Philippe Coutinho, Rafael Moura, Lisandro López e Higuaín, entre outros.
Mais recentemente, os empresários têm investido na aquisição dos direitos econômicos de jovens revelações brasileiras. Em 2007, compraram o zagueiro Luizão, do Cruzeiro, então com 20 anos, por 2 milhões de euros. Compraram também o atacante Diego e o zagueiro Bruno Turco, do Rio Preto, por R$ 200 mil.
Valor
Os direitos econômicos relativos ao atleta Alex Sandro estavam partilhados da seguinte maneira: 70% ao Atlético e 30% ao CAPA – Clube Atlético do Paraná. O CAPA decidiu não vender sua participação e permanecerá com 30% dos direitos econômicos do jogador.
Para adquirir os 70% que pertenciam ao Atlético, o grupo de investidores desembolsará 2,2 milhões de euros. Deste valor, 200 mil euros serão pagos a título de comissão para os agentes indicados pelo intermediador do negócio. Para adquirir os 70% que pertenciam ao Atlético, o grupo de investidores desembolsará 2,2 milhões de euros. Deste valor, 200 mil euros serão pagos a título de comissão para os agentes indicados pelo intermediador do negócio. Assim, o Rubro-Negro receberá 2 milhões de euros pela transação – em cotação de hoje, essa quantia equivale a R$ 4,9 milhões.