O que todos já sabiam
Como já é de conhecimento de todos os atleticanos, o que está emperrando a vinda de bons reforços, foi a dormida de toca dos nossos dirigentes, ou melhor, dizendo, perderam o bonde e agora correm atrás para ver o que vão conseguir.
Um texto publicado hoje na parte esportiva pela Tribuna chamou a atenção. O título era Perda de tempo, afasta contratações do Atlético.
O que isso significa!
Segundo o texto é a dificuldade de contratar reforços com o R maiúsculo, que deveria ter ocorrido em meados do fim do ano passado e início deste ano, agora o que sobrou foi à disputa por jogadores não utilizados nos clubes que foram espertos e contrataram os reforços com R maiúsculo, e colocaram os não utilizáveis a disposição de quem quiser e pagar caro por eles e por fim os pangarés que estão sendo doados a qualquer preço para limpar a prateleira destes clubes.
Em resumo é isto. Perdemos tempo, pois no período em que o mercado estava aquecido, os nossos dirigentes, não queriam por a mão no bolso para trazer boas contratações. Acharam melhor esperar. E o resultou em que?
Perda do Campeonato Paranaense, para um time de segunda divisão, desclassificação da Copa do Brasil, começando mal o Campeonato Brasileiro, bons jogadores que sobraram no clube após a venda dos demais, pressionados para carregar o time na costa, técnico de joelhos pedindo reforços consagrados ou que resolvam o problema do time e torcedores rezando para mais um final de temporada feliz. Se é que podemos assim chamar de feliz a salvação de não ir para a segunda divisão.
E os culpados de tudo isso são os nossos dirigentes e não os torcedores que vem fazendo o seu papel e, diga-se de passagem, um exemplar papel, pois se fosse do outro lado da cidade, a Baixada estaria quebrada como o pinga mijo. Quatro anos nesta, é só a torcida atleticana para suportar, devido à paixão e carinho pelo Clube Atlético Paranaense.
E isso tudo é resultado de um planejamento mal elaborado, executado e gerenciado pelo atual Diretor de Futebol, que já deveria há muito tempo atrás, ser demitido. Que fica se desculpando, explicando ou justificando as malfadadas ações, a sua incompetência de gerir o futebol atleticano.
E como sou adepto da seguinte teoria. Se ele fosse bom para o Santos. O mesmo não teria sido dispensado e não custaria tão barato em vista dos demais dirigentes. Aliás, nos custa muito caro, pelo alcance que o nosso futebol está se refletindo no cenário nacional.
O nosso Clube Atlético Paranaense é time de elite como o Santos. Só que os nossos dirigentes, ou melhor, nossos Presidentes e Conselheiros são de várzea. Querem um bom time como nós. Vencedor, colecionador de vários títulos, só agem de forma amadora.
Querem bom time! Tem que gastar, mas não no primeiro que aparece com o rótulo de craque, mas no consagrado, que tem em sua postura técnica e exemplo de profissionalismo, a sua condição de consagrado como tanto deseja o Leandro. Hoje temos no clube uns seis, os demais estão devendo. E o que nos falta para voltar a ser um time badalado com titulo nacional, uma vice-nacional e uma vice Libertadoras, que bem ou mal, ser vice é melhor que ser um potencial candidato a rebaixamento. Revisar este planejamento antes que seja tarde demais, do que já está se percebendo ser.
E para resumir o recado dado no texto. Querem, vocês dirigentes do clube, nos dar alegrias futuras. Contratem bons jogadores, pois o barato sai caro, e o mercado dos consagrados é de chifras elevadas ou vamos continuar a ter time mediano para medíocre como hoje todos percebem que temos em campo.
Desculpe-me o bom jogador que hoje compõem o elenco do clube, mas, a maioria não deveria nunca vestir a camisa rubro negra pelas atuações medíocres. Jogadores do Clube Atlético Paranaense são guerreiros e responsáveis e não boleros como muitos se apresentam ultimamente.
Gastem, mas, gastem com coerência, dirigentes do clube, para contratar bons jogadores e não é com quantidade que ser resolve e sim com qualidade que se forma um bom time. Chega desta de fatores complicadores. Pois que tem vontade, saberá resolver os problemas do time de forma satisfatória e deixar a torcida contente.
Chega de desculpas. Vão e haja para elevar o nome do Clube Atlético Paranaense ao patamar que ele sempre teve.
O patamar da elite do futebol e não o que estamos vendo e ouvindo nestes quatro últimos anos.