24 maio 2010 - 23h18

CBF explica motivos da escolha pelo CT do Caju

Local escolhido pela comissão técnica da Seleção Brasileira para a fase inicial de treinamentos e avaliações do grupo brasileiro que disputará a Copa do Mundo da África do Sul, o CT do Caju é considerado, pelos próprios integrantes da CBF, como referência no país. Nesta segunda-feira, foi publicado um texto no site oficial da CBF que explica os motivos pela escolha no Centro de Treinamentos atleticano, além da própria Confederação admitir que a escolha foi acertada.

Entre os pontos destacados como diferenciais do CT do Caju está a estrutura de alto nível necessária para a realização dos exames médicos e físicos, evitando que a delegação fosse obrigada a deslocamentos que prejudicariam a programação traçada.

Segundo o médico da seleção, Dr. José Luis Runco, o CT do Atlético é o melhor do Brasil. “Encontramos tudo o que precisávamos em termos de estrutura. O Centro de Treinamento do Caju é referência e, sem dúvida, o mais bem equipado do país. Acertamos em escolher Curitiba, até pelo clima semelhante ao que vamos ter na África do Sul”, disse.

Confira a íntegra do texto, publicado no site da CBF:

Seleção Brasileira encontrou no CT do Atlético-PR as condições adequadas para 1ª fase de preparação

A comissão técnica da Seleção Brasileira escolheu em novembro de 2009 o CT do Atlético Paranaense, em Curitiba, para ser o local de preparação antes do embarque para a África do Sul. A escolha não poderia ter sido mais acertada. A Seleção encontrou no CT, em um só lugar, toda a estrutura de alto nível necessária para a realização dos exames médicos e físicos, evitando que a delegação fosse obrigada a deslocamentos que prejudicariam a programação traçada.

Nessa fase de exames médicos e teses físicos, os jogadores precisavam estar em regime de concentração absoluta. Os procedimentos para os exames laboratoriais, avaliação clínica, ortopédica, oftalmológica, otorrino, eletrocardiograma em repouso, Eco Doppler do coração, ergoespirometria e avaliação isocinética obedecem a um cronograma de horários específicos a serem cumpridos, como explica o médico José Luís Runco.

– Planejamos uma programação em que os horários de repouso e alimentação têm de ser obedecidos rigorosamente, para que a avaliação pudesse ser feita com sucesso, como acabou acontecendo. Para isso, os jogadores teriam que estar concentrados em um local que dispusesse de toda a estrutura que existe aqui no CT do Atlético.

Nesse período, além de estar em concentração, longe do contato com torcedores, os jogadores não puderam até agora fazer o que mais gostam: o contato com a bola. O lateral Daniel Alves, um dos mais “fominhas” do grupo, não vê a hora de começarem os treinos com bola, mas entende que esse período no Centro de Treinamento do Atlético Paranaense será fundamental para o bom desempenho na Copa.

– A gente queria muito treinar com bola, com os torcedores nos incentivando, mas isso agora não é possível. Temos que começar a preparação como foi programado, para chegarmos na Copa bem condicionados.

Runco considera o CT do Atlético Paranaense o melhor do Brasil

Os médicos José Luís Runco e Serafim Borges conduziram os exames de avaliação com a participação dos profissionais do Atlético Paranaense, sob a coordenação do médico Edílson Thiele, chefe do Departamento Médico do clube, a quem Runco fez questão de agradecer pela total colaboração.

– Encontramos tudo o que precisávamos em termos de estrutura. O Centro de Treinamento do Caju é referência e, sem dúvida, o mais bem equipado do país. Acertamos em escolher Curitiba, até pelo clima semelhante ao que vamos ter na África do Sul.

Na parte técnica, a Seleção Brasileira tem à disposição oito campos oficiais com gramas de diferentes tipos, um campo para treinamento de goleiros, uma pista de propriocepção, um centro de treinamento físico-muscular, piscinas para práticas de hidroterapia, um avançado centro médico e de avaliações, além de uma sala de convenções para reuniões técnicas.

Os jogadores da Seleção Brasileira estão instalados em alguns dos 142 quartos do CT do Caju, com um restaurante de excelente padrão, sala de jogos, quadra de tênis, quadra poliesportiva, lan-house, biblioteca, além de um lago e uma capela ecumênica.

O Centro de Treinamento do Atlético Paranaense está construído em uma área que tem no total 220 mil metros quadrados.

Clique aqui e confira a notícia publicada no site da CBF.



Últimas Notícias