Valmor Zimermann está de volta ao futebol atleticano
Depois de 8 anos afastado de cargos diretivos no Atlético, Valmor Zimermann está de volta ao Furacão. O anúncio oficial ainda não foi feito pela diretoria do clube, mas segundo apurou a jornalista Nadja Mauad o acerto foi consumado na noite desta segunda-feira, em um jantar que contou com as presenças de integrantes da atual diretoria e ex-dirigentes do clube. Em princípio, Valmor atuará na gestão do futebol atleticano, juntamente com o diretor de futebol Ocimar Bolicenho.
O retorno de Valmor Zimermann ao Atlético é um fato que há tempos vem se desenhando. No ano passado, logo após a conquista do título Paranaense, o clube fez um convite formal a Valmor para o seu retorno, num projeto de ter um conselheiro como diretor de futebol. O presidente Marcos Malucelli chegou inclusive a confirmar o retorno dele ao clube, mas depois, alegando motivos pessoais, Zimermann não assumiu o cargo.
Valmor Zimermann tem uma história bastante ligada as coisas do Atlético. Desde 2002 preferiu se afastar do dia a dia do clube, em virtude de problemas de saúde e outros motivos pessoais. O seu retorno ao Furacão marca um projeto iniciado desde o ano passado pela atual direção em trazer novamente para dentro do clube consagrados atleticanos, que também se caracterizam como profissionais consagrados, casos como o médico Edilson Thiele, Roberto Karam e o preparador físico Riva.
Valmor Zimermann foi presidente do Atlético por um período de quatro anos (em duas gestões) e exerceu também diversos cargos na diretoria do clube. Sua última função no clube foi como diretor de futebol, participando ativamente da administração do Furacão na conquista do maior título de sua história, o Campeonato Brasileiro de 2001.
Confira um pouco da história de Valmor Zimermann na galeria de ex-presidentes do Atlético, com texto publicado na Furacao.com:
Valmor Zimermann (presidente de 1984 a 85 e de 88 a 89)
Um dos mais abnegados presidentes da história atleticana. Nascido em Xanxerê em 1944, esse catarinense começou a gostar das coisas atleticanas ainda na adolescência, quando vivia em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado.
Valmor Zimermann mora em Curitiba desde os anos 70 e tem quatro filhos: Valmor Jr., Luis Ricardo, Mônica e Luis Eduardo Zimermann.
Foi eleito em dois períodos diferentes (1984/1985 e 1988/1989) e conquistou os títulos de 85, de forma primorosa e de 1988. Fez parte de um grupo de atleticanos, fundado nos anos 70, denominado Retaguarda Atleticana, que buscava alternativas de tirar o time das eternas crises, além de dar sustentação à diretoria, com o então presidente Lauro Rego Barros.
Em sua gestão foi adquirido o terreno do Parque Aquático, o PAVOC na entrada de São José dos Pinhais e que veio a ser vendido para a aquisição da Estância Papa João XXIII, hoje CT do Caju.
Além de ter presidido a Comissão de Obras quando da reforma realizada em 1994, quando o clube era presidido pelo Sr. José Carlos Farinhaque, Valmor Zimermann voltou ao Atlético em 2001, tendo o importante papel de supervisor de futebol.
No Atlético, como ele mesmo disse, só não foi treinador e jogador. Trabalhou no futebol amador, passou a ser diretor de patrimônio, coordenou o departamento de futebol profissional, financeiro e também foi Presidente do Conselho Deliberativo.
Empresário de sucesso, Valmor Zimermann deixou os negócios para serem administrados pelos filhos e, hoje em dia, costuma viajar e acompanhar o Atlético sempre que possível até o seu retorno ao clube, agora, em 2010.