30 jun 2010 - 22h58

Carpegiani testa o sistema 4-4-2 no Furacão

A parada do Campeonato Brasileiro durante a Copa do Mundo foi providencial para o treinador atleticano Paulo César Carpegiani conhecer melhor o elenco rubro-negro e começar a moldar a equipe ao seu estilo. O treinador assumiu o Atlético no início de junho e logo de cara comandou a equipe nos jogos contra o Botafogo (vitória na Arena por 3 a 2) e Vitória (derrota por 1 a 0 no estádio Barradão em Salvador), sem ter o tempo suficiente para treinar e avaliar os atletas.

Adepto de um esquema de jogo mais ofensivo, onde os jogadores devem buscar o gol a todo momento, Carpegiani vem testando o esquema 4-4-2 nos treinamentos, com duas linhas de quatro jogadores (uma na zaga e outra no meio de campo) e dois atacantes de ofício na frente, semelhante ao sistema que é adotado por muitas equipes europeias.

“Eu gosto de jogar buscando o gol, porque o principal é ganhar. Prefiro vencer um jogo do que empatar três. Mas claro que é preciso ter o equilíbrio e temos jogadores fortes na defesa, enquanto estamos tentando encontrar soluções para o ataque”, declarou o treinador atleticano.

Este novo esquema foi colocado em teste já no Torneio Cidade de Londrina, onde o Atlético sagrou-se campeão no último domingo, vencendo o São Caetano e o Corinthians pelo placar mínimo. Hoje, em jogo-treino realizado no CT do Cajú contra a equipe do Operário de Ponta Grossa, o sistema 4-4-2 também foi utilizado e o resultado foi mais uma vitória do time atleticano, desta vez por 2 a 1.



Últimas Notícias