1 jul 2010 - 14h40

El Dinamita é do Furacão!

Enfim, a notícia tão aguardada pela torcida atleticana foi confirmada nesta quinta-feira. Trata-se da chegada do meia-atacante Guerrón, principal contratação do Atlético para a fase pós-Copa do Campeonato Brasileiro. Destaque na campanha que levou a LDU de Quito ao título da Libertadores em 2008, que inclusive lhe rendeu o prêmio de melhor da competição, o jogador estava no Getafe, da Espanha, e assinou com o Furacão por três anos.

Segundo informações da imprensa esportiva, o Atlético pagou cerca de 1 milhão de euros por 80% dos direitos econômicos do equatoriano, que estavam em poder do clube espanhol. Os outros 20% ainda pertencem ao ex-clube de Guerrón, a LDU, do Equador. Depois de muita negociação, clube e jogador chegaram a um acordo e o equatoriano será apresentado na segunda-feira à torcida rubro-negra. Quem também chega com Guerrón é o atacante Federico Nieto, atacante do Cólon, da Argentina, que pertence ao mesmo empresário do equatoriano.

Mas engana-se quem pensa que a vinda do equatoriano para o Rubro-Negro foi fácil. Entre muitas especulações e incertezas, o jogador tinha propostas de clubes da Inglaterra, México e Itália, mas acabou optando pelo Atlético. Enquanto o esperado “sim” não saía, a diretoria atleticana negociava com o empresário do atleta, que estava na África do Sul assistindo aos jogos da Copa do Mundo, mas os altos valores para a contratação do atacante esbarravam nos cofres rubro-negros.

Sendo assim, o Atlético tentou obter o empréstimo do jogador, mas o dinheiro a ser desembolsado também não agradou a diretoria, que ainda cogitou incluir dois jogadores na negociação com o equatoriano. Dinei, atacante cujo passe pertence ao Furacão e está emprestado ao Tenerife, e Marcelo, que teria 40% de seus direitos vendidos à Traffic. Enquanto isso, Ocimar Bolicenho, gerente de futebol do Atlético, viajou a Buenos Aires para conversar com o procurador do jogador, que ficou de dar uma resposta definitiva ao time paranaense.

Com o tão aguardado sim, a torcida atleticana recebe o equatoriano de braços abertos e espera que o jogador repita as boas atuações dos tempos de LDU, agora vestindo a camisa rubro-negra.

Carreira

Joffre David Guerrón Méndez, mais conhecido como Guerrón, começou no futebol jogando pelo Aucas, do Equador. Depois, jogou no Boca Juniors e se destacou na LDU, onde ajudou na conquista da Copa Libertadores da América em 2008. As boas atuações do jogador despertaram interesse do Getafe, da Espanha, mas o atacante não conseguiu se firmar e acabou sendo emprestado ao Cruzeiro. No clube mineiro desde julho do ano passado, o jogador marcou apenas cinco gols em 29 jogos e, embora tivesse contrato até o dia 22, foi dispensado.

Guerrón é de uma família de jogadores. Seu irmão, nove anos mais velho, Raúl Guerrón jogou a Copa de 2002 pelo Equador. Seu primo, Édison Méndez, jogou a Copa de 2002 e 2006 também pela seleção equatoriana.

FICHA TÉCNICA

Nome: Joffre David Guerrón Méndez
Posição: atacante
Nascimento: 28/04/1985
Altura: 1,79m
Peso: 78kg
Cidade natal: Ambuqui (EQU)
Clubes em que jogou: Aucas (EQU), Boca Juniors (ARG), LDU (EQU), Getafe (ESP) e Cruzeiro.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…