9 ago 2010 - 20h19

Reunião traz avanços à situação da Copa na Arena

Nesta segunda-feira, foi realizada uma reunião visando encontrar uma solução definitiva para o financiamento das obras necessárias para adequar a Arena da Baixada aos encargos exigidos pela FIFA para a realização da Copa do Mundo de 2014. O encontro contou com as presenças de representantes do Governo do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e do Clube Atlético Paranaense.

Desta feita, o resultado parece ter sido positivo quanto a um acerto final para o financiamento das obras. O Governo efetivou a proposta de um financiamento por parte do FDE – Fundo de Desenvolvimento Econômico do Paraná, aceitando como garantia os títulos de potencial construtivo emitidos pela Prefeitura Municipal.

Segundo Luís Carvalho, representante do Município para assuntos da Copa do Mundo, a Prefeitura emitirá títulos de potencial construtivo no montante de R$ 90.000.000,00, possibilitando ao Atlético quitar os recursos tomados via FDE. “Hoje posso afirmar que a Copa vai ser na Arena da Baixada. Chegamos à solução, faltando apenas detalhes burocráticos. O primeiro passo é a elaboração do termo de conduta. Serão emitidos R$ 90 milhões em Potencial Construtivo baseados na metragem total da obra e esse potencial será utilizado por parte do Governo e da Prefeitura. Já o Atlético vai cumprir a parte dele”, declarou o Gestor à jornalista Nadja Mauad.

Atlético confirma proposta

No início da noite desta segunda-feira, através de nota no site oficial, o Atlético confirmou a proposta feita pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal e disse concordar com a iniciativa. “O interesse e dedicação de todos garantiram uma maior flexibilidade na busca da solução, que estará centrada junto à Construtora que será escolhida para execução das obras. O investimento do Clube Atlético Paranaense será do valor necessário para conclusão do anel superior do estádio”, diz o texto oficial do clube.

De acordo com informações do clube, estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho Administrativo, Marcos Malucelli, o presidente do Conselho Deliberativo, Gláucio Geara, e o vice-presidente Enio Fornea. Também participaram do encontro o governador, Orlando Pessuti, o prefeito, Luciano Ducci, o secretário para assuntos especiais da Copa do Mundo, Algaci Túlio, o secretário municipal Luiz de Carvalho, e o secretário-executivo do Comitê da Copa, Wilson Portes.

Comissão Técnica para custos

Durante a reunião foi formatada uma Comissão Técnica para atualizar os custos para execução das obras na Arena da Baixada, assim como encaminhamento e definição do processo de licitação para escolha da Construtora. A Comissão será constituída por Luiz de Carvalho, Algaci Túlio, pelo secretário de obras, Julio de Araújo Filho, pelo Procurador Geral do Município e pelo Procurador Geral do Estado. O diretor superintendente, Renato Munhoz da Rocha, e o engenheiro Flávio Vaz representarão o CAP.

“Essa proposição vem ao encontro das expectativas do Clube Atlético Paranaense caracterizando um passo importante para a realização do projeto que é de interesse do Clube e de toda a comunidade paranaense”, diz a nota no site oficial do Atlético.

Pessuti

Agora à noite, o Governador Orlando Pessuti afirmou em seu twitter: “Os jogos da Copa do Mundo de 2014 serão realizados na Arena da Baixada”. A afirmação também foi lançada no site da Agência de Notícias do Estado do Paraná.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…