17 fev 2011 - 8h03

Conheça o Rio Branco Football Club, do Acre

O Atlético inicia a busca pelo título inédito da Copa do Brasil no próximo dia 23. E o primeiro obstáculo no caminho mais curto para a Libertadores será o Rio Branco (AC).

O Rio Branco Football Club é sediado na capital do Acre, Rio Branco. Foi fundado em 1919 e naquele ano, no dia 14 de julho, venceu seu primeiro jogo contra o Militar Foot-Ball Clube, time da Polícia Militar do Acre. O “Estrelão” tem o uniforme todo vermelho. Possui 40 títulos acrianos, incluindo a última edição do torneio.

O alvirrubro nunca participou da Série A do Campeonato Brasileiro. Participou por três vezes da Série B (a última em 1991) e este ano participará pela 10ª vez do Campeonato Brasileiro da Série C. Em 2010, acabou na 15ª posição.

O principal título da história do Rio Branco foi a Copa Norte, em 1997. Para chegar à decisão contra o Remo (PA), o Rio Branco passou por Ji-Paraná (RO), Baré (RR), Independência (AC) e Nacional (AM). Na final, um empate sem gols no Acre e uma vitória por 2 a 1 em pleno Estádio Mangueirão, em Belém, garantiu o título regional ao Rio Branco e também a participação na Copa Conmebol, a primeira de um clube do Norte do Brasil em uma competição sul-americana.

Na Copa do Brasil, o Rio Branco soma 12 participações. Por três vezes, o Rio Branco chegou às oitavas-de-final: em 1993, 1995 e 1997. Em 1997, o Rio Branco conseguiu eliminar o Goiás na primeira rodada e venceu o Flamengo na partida de ida da fase seguinte. Porém, após ser goleado por 5 a 1 no Rio de Janeiro, o Estrelão deu adeus à competição.

O estádio utilizado pelo Rio Branco é a Arena da Floresta, pertencente ao governo estadual acriano e inaugurado em 2006. A partida de inauguração do estádio foi entre o Rio Branco e a seleção brasileira sub-20, vencida pelo clube da casa por 2 a 1. E, curiosamente, um atleticano participou desta partida: o volante Roberto, então no Atlético e atualmente no Grêmio Prudente, foi titular da seleção sub-20.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…