4 mar 2011 - 23h13

Esquema do São Paulo influencia Geninho

O esquema tático utilizado pelo técnico Paulo Cesar Carpegiani no São Paulo serve de inspiração para Geninho no Atlético Paranaense. Após o último jogo contra o Rio Branco do Acre, o treinador rubro-negro revelou que está copiando o sistema utilizado pelos são-paulinos.

“Eu digo sempre que nunca fui dono da verdade, eu nunca tive frescura de de repente copiar coisa que eu acho que funciona. Eu estou copiando rigorosamente o esquema que eu acho que está dando muito certo no São Paulo, implantado pelo Carpegiani, que é fazer uma linha de três zagueiros, com só um lateral e um volante fechando o lado”, disse.

Geninho vem escalando o Furacão num esquema 3-5-2, mas que pode variar para o 4-4-2. No Atlético, o zagueiro Manoel atua como lateral direito e Kleberson compõe o meio de campo quando o sistema é alterado. Paulinho, que no esquema inicial das partidas joga como ala esquerdo, é recuado e fecha o lado esquerda da defesa.

O técnico lembra ainda que os jogadores atleticanos devem evoluir ainda quando se adaptarem ao esquema e cita os atletas do São Paulo que já entenderam o que devem fazer em campo.

“No São Paulo está funcionando bem melhor que aqui, não vou nem entrar no mérito por que. Mas o esquema é rigorosamente o mesmo. Se vocês forem ver, o São Paulo joga com três zagueiros, o Juan de um lado, três zagueiros, o Rhodolfo teoricamente abre pela direita, com o Jean fazendo o lado. Lá as coisas estão mais encaixadas, evolui melhor, o time está rápido. É isso que eu quero tentar fazer aqui. Agora, precisa de tempo”, concluiu.

Confira o time base de Atlético e São Paulo

Furacão no 3-5-2 com Manoel e Kleberson pelo lado direito [imagem: FURACAO.COM]

São Paulo no 3-5-2 com Rhodolfo e Jean pelo lado direito [imagem: FURACAO.COM]



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…