Esquema do São Paulo influencia Geninho
O esquema tático utilizado pelo técnico Paulo Cesar Carpegiani no São Paulo serve de inspiração para Geninho no Atlético Paranaense. Após o último jogo contra o Rio Branco do Acre, o treinador rubro-negro revelou que está copiando o sistema utilizado pelos são-paulinos.
“Eu digo sempre que nunca fui dono da verdade, eu nunca tive frescura de de repente copiar coisa que eu acho que funciona. Eu estou copiando rigorosamente o esquema que eu acho que está dando muito certo no São Paulo, implantado pelo Carpegiani, que é fazer uma linha de três zagueiros, com só um lateral e um volante fechando o lado”, disse.
Geninho vem escalando o Furacão num esquema 3-5-2, mas que pode variar para o 4-4-2. No Atlético, o zagueiro Manoel atua como lateral direito e Kleberson compõe o meio de campo quando o sistema é alterado. Paulinho, que no esquema inicial das partidas joga como ala esquerdo, é recuado e fecha o lado esquerda da defesa.
O técnico lembra ainda que os jogadores atleticanos devem evoluir ainda quando se adaptarem ao esquema e cita os atletas do São Paulo que já entenderam o que devem fazer em campo.
“No São Paulo está funcionando bem melhor que aqui, não vou nem entrar no mérito por que. Mas o esquema é rigorosamente o mesmo. Se vocês forem ver, o São Paulo joga com três zagueiros, o Juan de um lado, três zagueiros, o Rhodolfo teoricamente abre pela direita, com o Jean fazendo o lado. Lá as coisas estão mais encaixadas, evolui melhor, o time está rápido. É isso que eu quero tentar fazer aqui. Agora, precisa de tempo”, concluiu.
Confira o time base de Atlético e São Paulo
Furacão no 3-5-2 com Manoel e Kleberson pelo lado direito [imagem: FURACAO.COM]
São Paulo no 3-5-2 com Rhodolfo e Jean pelo lado direito [imagem: FURACAO.COM]